Com 38 pessoas a bordo, avião da Força Aérea do Chile desaparece

Aeronave, um C-130 Hércules, seguia rumo a uma base chilena na Antártica. Autoridades deslocaram equipes de busca e salvamento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Força Aérea do Chile (FACh) informou na madrugada desta terça-feira (10) que busca possíveis sobreviventes do incidente com um avião C-130 Hércules da instituição. A aeronave desapareceu com 38 pessoas a bordo nesta segunda-feira (9), durante um voo para a Antártica, e seu paradeiro é desconhecido. As informações são do G1.

O avião partiu da cidade de Punta Arenas às 16h55 (horário local e de Brasília) e perdeu contato com a base de controle às 18h13. Das 38 pessoas a bordo, 17 eram tripulantes e 21 eram passageiros, dos quais 15 são da Força Aérea chilena, três são militares do Exército e três são civis (duas pessoas da empresa de engenharia Inproser e uma da Universidade de Magallanes).

Quando desapareceu, o avião estava a 700 km de Punta Arenas e a 500 km de seu destino na Antártica, detalhou o diretor de Imprensa e Operações da Força Aérea do Chile, general Francisco Torres.

AP

A autonomia de voo da aeronave expirou no início da madrugada desta terça, e esse motivo levou a FACh a considerar o C-130 Hércules "sinistrado". "O avião é considerado 'sinistrado' porque a autonomia do voo terminou à 0h40. Supõe-se que o avião ficou sem combustível e, portanto, não está mais voando", disse Torres.

As condições meteorológicas estavam boas no momento em que a aeronave desapareceu. Após o comunicado oficial sobre a perda de contato com o avião, equipes de resgate partiram para operação de busca e salvamento na região de Magallanes, no sul do Chile.

Navios mercanes que estão na área foram chamados para ajudar na busca. Também foi informado que a Força Aérea do Uruguai colocou um Hércules para auxiliar nas buscas.

O avião levava apoio logístico rumo à Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva. A equipe a bordo faria revisão do oleoduto flutuante que há no local e participaria de uma ação para um tratamento anticorrosivo das instalações no local.

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, e os ministros de Interior e da Defensa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, respectivamente, embarcaram para Punta Arenas para monitorar a situação de perto. 

A Marinha do Brasil divulgou nesta terça-feira (11) que enviou o navio polar Almirante Maximiano à região onde o avião pode ter caído. O navio tem uma tripulação de 54 pessoas e dois helicópteros, de acordo com o site da Marinha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES