Com 591 assassinatos, Piauí tem alta de 9% nas mortes violentas em 2022

Em 2022, o estado já registrou 591 mortes violentas entre janeiro e setembro, um aumento em relação a 2021 que foram 543.

Mortes | Matheus Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí teve uma alta de 9% nas mortes violentas de janeiro a setembro de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são do Monitor da Violência, levantamento feito pelo g1 e divulgado nesta sexta-feira (02).

Segundo os dados, no Brasil foram 30,2 mil assassinatos nos primeiros nove meses deste ano, o que representa uma queda de 3% em relação ao mesmo período de 2021. Mesmo assim, o número é elevado: em média, 111 brasileiros foram assassinados por dia entre janeiro e setembro deste ano.

A queda mais expressiva foi a da região Nordeste, com uma diminuição de quase de 5%. Foram mais de 700 mortes a menos, puxadas principalmente pela Bahia (-11% de mortes) e pelo Ceará (-8%). 

Vale notar que três estados da região tiveram alta: Piauí (9%), Alagoas (7%) e Pernambuco (2%). Nos últimos dados o Piauí vem aparecendo sempre na contramão do país. Em 2022, o estado já registrou 591 mortes violentas entre janeiro e setembro, um aumento em relação a 2021 que foram 543.

Piauí foi na contramão do país e registrou alta nas mortes violentas - Foto: Matheus Oliveira

Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:

homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)

latrocínios (roubos seguidos de morte)

lesões corporais seguidas de morte

Já a região Sudeste teve uma queda de 4% nos primeiros nove meses do ano. No balanço semestral, o Sudeste tinha sido a região com a maior queda, de 7% -- mas o terceiro semestre do ano teve um aumento considerável de mortes em Minas Gerais (9%) e em São Paulo (11%), o que fez com que a queda da região desacelerasse no apanhado geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES