Com ações de prevenção da PMT, rio Poti está há dois anos sem aguapés

Com a poluição da água, peixes podem ingerir impurezas, adoecer e até contaminar os seres humanos

Com ações de prevenção da PMT, rio Poti está há dois anos sem aguapés | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Teresina há dois anos não apresenta aguapés no rio Poti, devido ao intenso trabalho da Prefeitura Municipal em ações de prevenção, como a retirada dessas plantas do rio, intensificação da coleta de resíduos sólidos na cidade, conscientização da população no combate à poluição ambiental, principalmente nas margens dos rios, e a diminuição do despejo de esgotos nas águas.

Com a realização dessas ações, o rio Poti apresenta uma boa evasão e correnteza de suas águas que contribuem para a não proliferação desordenada dos aguapés.

O combate a proliferação desenfreada dessa planta tem como principal objetivo diminuir a concentração de impurezas e proporcionar mais luz e oxigênio aos seres aquáticos.

Com ações de prevenção da PMT, rio Poti está há dois anos sem aguapés - Foto: Rômulo Piauilino

Com a poluição da água, peixes podem ingerir impurezas, adoecer e até contaminar os seres humanos. Além disso, a vegetação atrapalha a entrada de luz na água e, consequentemente, o processo de fotossíntese de alguns organismos.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Urias Gonzaga, a Prefeitura de Teresina tem trabalhado, em parceria com a empresa Águas de Teresina, na retirada de despejo de esgotos e poluição nas margens dos rios, contribuindo com o meio ambiente.

“A Prefeitura de Teresina tem trabalhado no combate à poluição de nossos rios, conscientizando a população sobre a realização do descarte regular de seus resíduos sólidos, além de trabalhar com a empresa Águas de Teresina, buscando alternativas para o despejo de esgotos de empresas e hospitais que não sejam em nossos rios”, afirma.

A presença de aguapés em rios é benéfica, desde que sua proliferação seja em menor proporção, mas quando o crescimento acontece de forma desenfreada pode causar a mortandade de peixes, atrapalhar a navegação de embarcações. O crescimento desenfreado se dá devido ao grande índice de poluição dos rios, por meio do despejo de resíduos orgânicos: esgoto e lixo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES