Com chuvas intensas, Rio Longá em Esperantina ultrapassa cota de inundação

CPRM solicita que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas

Com chuvas intensas, Rio Longá em Esperantina ultrapassa cota de inundação | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde deste sábado, 12 de março, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou um novo boletim informando que, devido às chuvas intensas registradas nos últimos dias foi observada a elevação do nível dos rios na bacia do Parnaíba.

O Rio Longá em Esperantina ultrapassou a cota de inundação as 20:15 horas de sexta-feira (11), após chuvas intensas verificadas na bacia do Longa. Foi verificado um total de 112 mm em 4 horas de precipitação. A cota atual na estação  é de 8,11 m, acima da cota de inundação (7,40 m) 71 cm, devendo estabilizar nas próximas 8 horas em 8,11 m, devendo continuar em cota de inundação.

Com chuvas intensas, Rio Longá em Esperantina ultrapassa cota de inundação - Foto: Reprodução/Revista AZ

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,09 m, superando em 39 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista pequena elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,13 m, continuando em cota de alerta.

Os rios que passam nas cidades de Luzilândia e Barras encontram-se nesse momento em situação de alerta e o Rio Longá em Esperantina superou a cota de inundação na noite desta sexta-feira (11), com isso, o CPRM solicita que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda dos afetados em Esperantina e dos possíveis afetados em Barras e Luzilândia.

Em Floriano, a cota atual do Rio Parnaíba é de 3,65 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 3,50 m, permanecendo em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do Rio Parnaíba é de 3,22 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade, sendo prevista a manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,23 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,42 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,30 m, 30 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 40 cm abaixo da cota de inundação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES