Com fim do isolamento, divórcios em cartórios de notas caem 1,9% no Piauí

Em números absolutos foram 460 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano.

Queda no número de divórcios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fim do isolamento social causado pela Covid-19 e o retorno das famílias à normalidade de suas rotinas de trabalho e estudo podem ser algumas das razões que fez com que o número de divórcios realizados em Cartórios de Notas do Piauí, que havia crescido durante a pandemia, caísse 1,9% nos 11 primeiros meses de 2022 em comparação ao ano passado, atingindo seu menor número desde o ano de 2020.

Em números absolutos foram 460 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano, frente a 469 em 2021, justamente no ano que marcou o auge da pandemia no país, e que obrigou a adoção de medidas de isolamento social por boa parte dos governos em território nacional. Os meses com maiores quedas foram novembro, setembro e janeiro.

Queda no número de divórcios no Piauí (Divulgação)

Os dados constam da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), base de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil -- Conselho Federal (CNB/CF) e que reúne as informações dos 8.354 Cartórios de Notas do país, responsáveis pelos atos de escrituras públicas, procurações, testamentos, atas notariais, autenticações e reconhecimento de firmas.

“O aumento do número de divórcios é uma constante na sociedade brasileira, especialmente pela facilidade com que ocorre extrajudicialmente, podendo ser realizado em algumas horas, e por meio da plataforma do e-Notariado de forma totalmente tele presencial. Na questão interpessoal, com a pandemia, os casais passaram a conviver mais tempo juntos, o que gerou agravamento de conflitos, e a dissolução de muitas relações. Por isso, com gradual diminuição das medidas restritivas, e a vida voltando ao normal, houve uma ligeira redução na quantidade de divórcios.”, aponta Anna Bárbara de Sá, presidente do Colégio Notarial do Brasil -- Seccional Piauí (CNB/PI).

Já na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil, quando foram registrados 378 divórcios, foi observado um aumento de 21,7%. Em contrapartida, houve diminuição nos meses de novembro, setembro e janeiro. Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19 houve crescimento de 24,1% nas dissoluções de casamento no estado.

Divórcio online

Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causadas pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), regulamentada nacionalmente pelo Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite a prática de 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional utilizada, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda. Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.

Sobre o CNB/PI - Colégio Notarial do Brasil Seccional Piauí

O Colégio Notarial do Brasil -- Seccional Piauí (CNB/PI) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado do Piauí. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). A União Internacional do Notariado (UINL) é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES