Com fortes chuvas, barragens atingem capacidade máxima e sangram no Piauí

As barragens de Piracuruca, Emparedado (em Campo Maior), Taboquinha (em Beneditinos) e Mesa de Pedra (em Valença) já chegaram a 100% de sua capacidade.

Cachoeira do Urubu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que têm caído sobre o Piauí nos últimos dias aumentaram o nível dos reservatórios localizados no Piauí. As barragens de Piracuruca, Emparedado (em Campo Maior), Taboquinha (em Beneditinos) e Mesa de Pedra (em Valença) já chegaram a 100% de sua capacidade e sangraram. Salinas, em São Francisco do Piauí, está com sua capacidade próxima do limite. 

É o que mostra o Boletim Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Segundo a gerente de Meteorologia da Semar, Sônia Feitosa, as regiões Norte e Centro-Norte estão 

"Os reservatórios que estão sangrando são os da região Norte, onde está tendo muita chuva agora, a exemplo de Campo Maior, Piracuruca e Beneditinos. Mesa de Pedra deve até reduzir volume e parar de sangrar pois deve reduzir a chuva na região", informou ao Meionorte.com.

Com as chuvas que estão acontecendo, o nível dos rios da região Norte do estado está subindo, com tendência de aumento no decorrer dos próximos dois dias.

Rios no nível de alerta

Dados do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) mostram que o nível dos rios em três municípios do Piauí estão na cota de alerta. O Rio Longá, em Esperantina/PI, continua subindo e alcançou às 16h30 desta sexta-feira (11), 7,01 metros, devendo alcançar até as 20h45, 7,05 m, próximo da cota de inundação (7,40 m). 

Cachoeira do Urubu, em Esperantina | FOTO: Reprodução

Em Luzilândia, o rio atingiu às 16h30 de hoje, 5,55 m, apresentando estabilidade nas últimas horas. Para atingir a cota de inundação deve chegar a nível igual ou superior a 5,70m. 

Já o Rio Marataoan, em Barras, diminuiu o seu volume, mas continua na cota de alerta, com nível em 3,94 m.     



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES