Com Gilmar Mendes, evento discute convencimento e súmulas do Carf

Ministro participa de evento e vai discutir recente episódio de distinção envolvendo Carf

Ministro Gilmar Mendes e o advogado Pedro Santiago | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz nesta segunda-feira, dia 19, às 11h, a abertura do webinar "Livre convencimento e súmulas do Carf: Distinguishing e pena de perda de mandato" moderado pelo advogado Igor Santiago, presidente do Instituto de Direito Tributário do Piauí (IDT - Piauí).

O evento também terá como palestrantes Egon Bockmann Moreira, doutor em Direito e professor de Direito Administrativo UFPR; Everardo Maciel, ex-Secretário da Receita Federal; e Heloísa Estellita, doutora em Direito e professora de Direito Penal Econômico da FGV.

O webinar será realizado via Zoom e tem inscrição gratuita através do site do IDP.

Contexto - A discussão ocorre por causa de um recente episódio envolvendo Carf. O conselheiro Lázaro Antonio Souza Soares ameaçou entrar com uma representação contra representantes dos contribuintes que divergiram dele em um processo envolvendo Direito aduaneiro. Para Soares, os colegas estavam violando a Súmula 11 do Carf. 

O que ocorre é que os conselheiros não votaram por violar a súmula, mas sim para fazer um distinguishing, ou distinção, reconhecendo a prescrição intercorrente no caso concreto. Ou seja: para eles a súmula não se aplicava ao processo analisado, o que é diferente de julgar um caso a que a súmula se aplicaria, mas foi contrariada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES