Com investimentos de R$60 mi usina de biodiesel será reaberta no Piauí

A industria produzirá por ano cerca de 90 milhões de litros de biodiesel utilizando soja como matéria-prima.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A usina de biodiesel no município de Floriano será reaberta no mês de outubro. A indústria, inaugurada em 2004, é a maior do Brasil e foi a primeira de grande porte do país a operar com o uso do óleo de mamona. No primeiro ano de instalação e produção, a usina chegou a enviar mais de 10 milhões e 600 mil litros de biodiesel produzidos no município para os postos da Petrobras.

Apesar da fábrica ter nascido com o objetivo de beneficiar a mamona para produção de biodiesel, a partir de 2019 ela utilizará a soja como matéria-prima. “Os dirigentes da Unibras, empresa que assumiu o controle da usina de biodiesel, atestaram que a soja é mais viável para esse tipo de combustível, sendo de maior produtividade e mais competitiva. Ainda assim, pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-las em algumas etapas da produção do combustível”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri.

Instalada numa área de 10 hectares e com tecnologia automatizada, a fábrica tem capacidade de produção de 250 metros cúbicos/dia e produzirá por ano cerca de 90 milhões de litros de biodiesel. Já, a capacidade de armazenamento é de 2 milhões de litros de biodiesel e 1 milhão de matéria-prima.

Com investimentos em torno dos R$ 60 milhões, o empreendimento irá gerar, inicialmente, 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos. “Além da geração de emprego e renda, a indústria incentiva a produção de soja no estado e permite que o Piauí produza o próprio biodiesel, inclusive podendo exportar para muitos estados que não possuem usina de biodiesel, tais como Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco”, pontuou o gerente de Produção da Unibras, Anderson Lange.

Segundo Wellington, a instalação da usina de Floriano representa a fixação do homem no campo. “Com este empreendimento, vai circular no Piauí novo dinheiro, novas frentes de trabalho e novas tecnologias. Agora, com nosso apoio, a indústria recebe investimentos para adequações e vai voltar a funcionar, gerando emprego e renda", destacou Dias.

Fonte: Portal do Governo do Estado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES