Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Com investimentos de R$60 mi usina de biodiesel será reaberta no Piauí

A industria produzirá por ano cerca de 90 milhões de litros de biodiesel utilizando soja como matéria-prima.

Compartilhe
Google Whatsapp

A usina de biodiesel no município de Floriano será reaberta no mês de outubro. A indústria, inaugurada em 2004, é a maior do Brasil e foi a primeira de grande porte do país a operar com o uso do óleo de mamona. No primeiro ano de instalação e produção, a usina chegou a enviar mais de 10 milhões e 600 mil litros de biodiesel produzidos no município para os postos da Petrobras.

Apesar da fábrica ter nascido com o objetivo de beneficiar a mamona para produção de biodiesel, a partir de 2019 ela utilizará a soja como matéria-prima. “Os dirigentes da Unibras, empresa que assumiu o controle da usina de biodiesel, atestaram que a soja é mais viável para esse tipo de combustível, sendo de maior produtividade e mais competitiva. Ainda assim, pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-las em algumas etapas da produção do combustível”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri.

Instalada numa área de 10 hectares e com tecnologia automatizada, a fábrica tem capacidade de produção de 250 metros cúbicos/dia e produzirá por ano cerca de 90 milhões de litros de biodiesel. Já, a capacidade de armazenamento é de 2 milhões de litros de biodiesel e 1 milhão de matéria-prima.

Com investimentos em torno dos R$ 60 milhões, o empreendimento irá gerar, inicialmente, 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos. “Além da geração de emprego e renda, a indústria incentiva a produção de soja no estado e permite que o Piauí produza o próprio biodiesel, inclusive podendo exportar para muitos estados que não possuem usina de biodiesel, tais como Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco”, pontuou o gerente de Produção da Unibras, Anderson Lange.

Segundo Wellington, a instalação da usina de Floriano representa a fixação do homem no campo. “Com este empreendimento, vai circular no Piauí novo dinheiro, novas frentes de trabalho e novas tecnologias. Agora, com nosso apoio, a indústria recebe investimentos para adequações e vai voltar a funcionar, gerando emprego e renda", destacou Dias.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar