Com número baixo de doações, Hemopi atua no vermelho em Teresina

O Centro passa por uma redução no estoque. O volume de doações tende a cair nas férias, época em que há maior demanda pelo líquido

Sangue | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As primeiras semanas do ano são difíceis para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). O Centro encontra-se em estado de alerta, pois a quantidade de bolsas de sangue é baixa e as doações não atingem o patamar considerado ideal.

Segundo estatística fornecida pelo Ministério da Saúde, é preciso que 3% a 5% da população brasileira doe sangue regularmente para a boa manutenção do serviço.

Entretanto, menos de 1% dos piauienses realizam a doação espontanemente e o Centro sofre com o baixo estoque do líquido. Para se ter uma ideia, na manhã de terça-feira (06), o Hemopi não possuía nenhuma bolsa de sangue do tipo B+.

Outra meta ideal seria que aproximadamente 70% dos doadores voltassem espontaneamente, mas o principal empecilho é que os cidadãos não procuram o hemocentro com frequência para doar sangue.

O Hemopi recebe um volume elevado de pessoas quando estas recebem o pedido de algum amigo ou parente que precisa de sangue com urgência, mas a prática pode não surtir a eficácia esperada.

“Todo o sangue recebido no Estado passa por uma triagem de qualidade e é liberado para uso cerca de 30 horas depois, pois a avaliação é realizada em Fortaleza”, explica o diretor geral do Hemopi, Antônio Lages. A decisão foi instaurada pelo Ministério da Saúde e o hemocentro do Ceará avalia o sangue recebido no Piauí e Maranhão.

Apesar de uma série de ações para estimular a doação de sangue, o volume de bolsas ainda está distante do esperado. Como o sangue não é um líquido que pode ser produzido em laboratório, a sociedade é co-responsável pela manutenção do serviço. Por isto, é preciso criar uma cultura de doadores espontâneos que procurem o centro de duas a três vezes por ano.

Atualmente, o Hemopi não tem condição de atender uma situação emergencial, por exemplo. E o volume de doações tende a cair nas férias, época em que são registrados altos índices de acidentes graves.

Cientes das dificuldades do Hemopi, o policial militar Marcos Freitas doa sangue sempre que possível. “Sou doador voluntário há algum tempo e acho um ato importante. É muito gratificante doar um pouco da minha vida para ajudar a salvar a vida de outros”, lembra.

O diretor do Hemopi ressalta que o ideal seria se toda a população doasse por conta própria, mas este ainda é um sonho distante. “Ainda não sei quando conquistaremos esse fato, mas precisamos acreditar no altruísmo das pessoas e continuar despertando nos piauienses a cultura da doação voluntária de sangue”, frisa Antônio Lages.

Hemocentro precisa de doações

Engana-se quem pensa que o Hemopi só recebe doações de sangue na unidade de Teresina. Além da capital, o hemocentro possui bases nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba.

Em todo o estado, o sangue tipo O+ é o mais requisitado, assim como A+ e B+. O medo da agulha não deve ser empecilho na hora de ajudar o próximo. Segundo dados do próprio do Centro, o número ideal de doações diárias seria entre 180 e 200 bolsas, somando aproximadamente 6 mil bolsas por mês. Vale relembrar que o número está abaixo do ideal.

Neste momento, o Centro não possui estoque do tipo B+ e doadores de sangue ganham uma série de benefícios, como dias de folga. O doador de sangue tem direito a um dia de folga ao ano, para isso ele precisa apresentar o comprovante de doação para a empresa em que trabalha.

Doadores têm direito à meia entrada em estabelecimentos culturais e a serem atendidos com prioridade nas filas de banco assim como idosos, deficientes e gestantes segundo a Lei n° 219/09. Esta pode ser a oportunidade perfeita para fazer uma boa ação e ajudar a salvar vidas.

CLIQUE AQUI E CURTA O PORTAL MEIO NORTE NO FACEBOOK



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES