Com piora econômica, mercado prevê PIB menor para 2020

Bancos e consultorias já apontam que PIB deve crescer apenas 2% no próximo ano.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A piora das projeções para a economia não está limitada a este ano. Com a fraqueza mostrada pelos indicadores de atividade, bancos e consultorias já começam a reduzir as previsões para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. Por ora, a maior parte das estimativas apontam para um crescimento próximo de 2%, embora já existam inferiores a esse patamar.

A expectativa de uma economia fraca no ano que vem fica evidente toda semana com a divulgação do relatório Focus, do Banco Central, que colhe a previsão de diversos analistas para vários indicadores da economia. A última projeção para o PIB de 2020 está em 2,2%. No melhor momento, no início de março, as previsões estavam em 2,8%.

Foto: Marília Marques/G1

Há uma série de fatores que explicam a piora nas projeções para o ano que vem:

O baixo crescimento deste ano deixa uma herança estatística fraca para 2020;

Com a escalada da guerra comercial, a economia mundial deve ter um desempenho modesto, afetando o Brasil;

A crise derrubou o PIB potencial brasileiro, ou seja, a capacidade que a economia tem de crescer sem gerar desequilíbrios como o aumento da inflação;

Sem recursos em caixa, o governo não tem margem de manobra para estimular a economia.

Nas contas da consultoria Tendências, com o baixo crescimento previsto para este ano – de apenas 0,9% – a herança estatística para 2020 será de 0,6%, o que quer dizer que, se a economia brasileira ficar estável em todos os trimestres do próximo ano, há um avanço contratado do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,6%.

Fonte: Pesquisa Focus, Banco Central

"O desempenho da atividade deixa a desejar", afirma a economista e sócia da consultoria Tendências, Alessandra Ribeiro. "Nesse ritmo, a economia só vai retomar o patamar de 2014 (antes do início da recessão) em 2021", diz. Para a Tendências, o Brasil deve crescer 2% no ano que vem. A consultoria chegou a estimar alta de 2,6%.

Ao longo de 2019, a economia brasileira tem decepcionado. Entre janeiro e março, o PIB encolheu 0,2%, e os primeiros indicadores do segundo trimestre seguem mostrando uma fraqueza da atividade – o crescimento esperado por bancos e consultorias para o período de maio a junho está entre 0,3% e 0,4%.

Por que a economia brasileira não cresce?

Além de todas as dificuldades internas, o Brasil deve ser afetado no próximo ano pela desaceleração da economia internacional. A atividade dos países desenvolvidos tem dado sinais de arrefecimento, o que deve prejudicar o comércio global, já enfraquecido pela guerra comercial liderada pelos Estados Unidos.

"A piora da economia global afeta o Brasil, até mais do que a gente costuma imaginar", diz o economista do banco Itaú Felipe Salles. "Essa desaceleração tende a se intensificar, em particular na parte relacionada ao comércio global."

Com a fraqueza da economia neste ano e a desaceleração internacional, o Itaú já projeta um crescimento de apenas 1,7% para 2020

Nas últimas semanas, bancos centrais das principais economias começaram a sinalizar uma preocupação maior com essa possível desaceleração. O Federal Reserve (Fed, BC dos Estados Unidos), por exemplo, na última reunião de política monetária, indicou que deve começar a reduzir os juros diante do aumento de incerteza com o desempenho econômico.

Leve aceleração

Embora os números da atividade sejam decepcionantes, os analistas estimam que a economia deve apresentar uma ligeira aceleração a partir do segundo semestre deste ano se a reforma da Previdência for aprovada. Ela é considerada para fundamental para acertar as contas públicas e, dessa forma, garantir a confianças dos investidores na solvência do país.

A reforma da Previdência ainda está na comissão especial da Câmara dos Deputados. A expectativa é que seja aprovada até o fim do ano pelo Senado.

"A partir do segundo semestre, acredito que as questões estruturais estarão em vias de serem encaminhadas, com a reforma da Previdência aprovada, a tributária também bem encaminhada e um leilão de óleo e gás em novembro que promete ser recorde", afirma o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale.

A aceleração esperada, no entanto, não trará um desempenho vigoroso, sobretudo porque a crise dos últimos anos derrubou o PIB potencial do país e, com a crise fiscal, há pouca margem de manobra do governo para estimular a economia. A expectativa dos economistas é de que o crescimento médio suba para um patamar próximo de 0,5% nos próximos trimestres.

"As reformas são importantes porque elas podem ajudar a elevar o nosso crescimento anualizado, hoje na casa de 1% e 1,5%, para uma faixa próxima de 3%", afirma o economista da consultoria GO Associados Eduardo Velho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES