Com tema educação, Campanha da Fraternidade 2022 é lançada em Teresina

A Campanha da Fraternidade é uma ação comunitária, social e evangelizadora que procura atingir e mobilizar não só os cristãos, mas toda a sociedade, o poder público e as organizações sociais

campanha | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arquidiocese de Teresina apresentou, nesta quinta-feira (3), a Campanha da Fraternidade 2022, com o tema "Fraternidade e Educação" e lema bíblico "Fala com sabedoria, ensina com amor". A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, o Prefeito da capital, Dr. Pessoa, e demais autoridades participaram da cerimônia de inauguração da campanha que ocorreu na Residência Episcopal , situada na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina.

O objetivo da Campanha, segundo a entidade, vai além dos problemas na educação ao também "refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã". Como parte da ação, no Domingo de Ramos, haverá uma coleta nacional de solidariedade. O dinheiro arrecadado vai ser destinado para projetos sociais das igrejas que sejam ligadas a educação.

Lançcamento da Campanha da Fraternidade (Foto: Raissa Morais)

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Pinto, comentou que o tema chama atenção da sociedade e simboliza uma necessidade atual. Na ocasião, ele agradeceu a importância da presença dos meios de comunicação para divulgação da campanha promovida pela igreja católica. “A campanha tem uma abrangência e inclusão de todas as forças vivas da sociedade. Agradeço a todos que participam e promovem ações verdadeiras e eficazes, nossa alegria se prolonga”, ressaltou.

Na ocasião de apresentação da temática da Campanha da Fraternidade, a vice-governadora Regina Sousa convocou a população para construir em conjunto ações solidárias e reforçou a necessidade de discutir sobre educação no período pandêmico. “É um tema que me diz respeito, é lema do meu governo. Por causa da pandemia, crianças ficaram fora da escola, então é preciso abordar essa situação. É o cuidado com o outro e a busca por soluções dentro e fora da nossa casa. Educar não é uma tarefa fácil. Todo mundo que ensina também aprende, educação é o acesso ao conhecimento", falou.

Vice-governadora Regina Sousa (Foto: Raissa Morais)

É a terceira vez que as igrejas católicas brasileiras vão aprofundar o tema da educação. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global convocado pelo Papa Francisco, um convite à promoção do diálogo a partir da realidade educativa do Brasil. Para o prefeito Dr. Pessoa, a campanha oferece mais oportunidades de debater o protagonismo da educação no ambiente da fé. "A educação se apresenta com Deus e nós vamos estar apoiando a ação assim como apoiei durante toda minha vida. Esperamos que a população abrace a ajude a formar essa corrente do bem", acrescentou.

Pacto Educativo Global

Este ano a Campanha da Fraternidade é concebida pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”.

Coleta Nacional da Solidariedade  

No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade que é voltada para a arrecadação de fundos que custearão as obras nas comunidades mais carentes. O diácono Gilberto Penha explicou que uma comissão será formada para avaliar se projetos enviados possuem relação direta com o tema da Campanha no ano de 2022.

A Campanha da Fraternidade é uma ação comunitária, social e evangelizadora que procura atingir e mobilizar não só os cristãos, mas toda a sociedade, o poder público e as organizações sociais. Neste ano, o objetivo é promover diálogo a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, para propor caminhos a favor do humanismo integral e solidário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES