Com temperatura acima dos 40°C no Piauí, umidade chega a índices do deserto

Bom Jesus, localizado ao sul do Piauí chegou a registrar temperatura máxima de 40.3 °C, na quarta-feira (19), dia do Piauí.

Bom Jesus PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Piauí, celebrado nessa quarta-feira, 19 de outubro, foi bastante quente em diversas cidades do estado. Bom Jesus, localizado ao sul do Piauí chegou a registrar temperatura máxima de 40.3 °C, sendo a segunda maior temperatura do país naquele dia, perdendo apenas para Balsas, no Maranhão, que registrou a máxima de 40.5 °C. Já são dois dias seguidos que o município piauiense atinge temperaturas acima dos 40°C.

A condição climática típica do B-R-O-BRÓ favorece a baixa umidade do ar. Nesta quinta-feira (20), o INMET emitiu alerta laranja que englobou 51 municípios piauienses localizados nas regiões sudeste e sudoeste do Piauí. Nesses municípios, como Uruçuí, São Raimundo Nonato e Gilbués, a umidade beirou os 12%, índice comparável às regiões desérticas como o Saara. As informações são levantadas diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

Bom Jesus atingiu temperaturas acima dos 40 graus por dois dias consecutivos | FOTO: Divulgação

Na quarta-feira (19), Bom Jesus chegou a registrar índice de 13%, considerado grau de severidade perigo (índice entre 20% e 12%). Também se enquadraram nesse grau de risco Gilbués (14%) e Corrente (16%), configurando entre os 20 municípios com índices mais baixos do país naquele dia. 

Em situações como essa, o INMET alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde, tais coo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Como precaução, é importante:

  • Beber bastante líquido;
  • Evitar atividades físicas no horário mais quente do dia;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

As altas temperaturas e a baixa umidade também atingem cidades localizadas mais nas regiões centro-norte do Piauí. Segundo o INMET, entre as cidades piauienses que também apareceram entre as 20 mais quentes do país na quarta-feira (19) estão Piripiri, que chegou a registrar 39.9 °C; Oeiras também registrou elevadas temperaturas: 38.8 °C. Teresina apareceu na lista com a máxima de 38.5 °C; Angical do Piauí, com 38.2 °C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES