Comandante da Guarda Municipal diz que Centro é a região mais problemática

Guarda Civil Municipal guarda o patrimônio público e atende ocorrências da população.

Nixon Frota | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Guarda Civil Municipal de Teresina realizou um total de 1.725 ocorrências no ano de 2021. A informação é do Coronel Nixon Frota, coordenador de segurança pública da Prefeitura Municipal de Teresina. Desse total, 335 foram realizadas na zona leste, 292 na zona norte, 524 no centro, 404 na zona sul e 168 na zona sudeste.

O Centro é a zona mais problemática por ter maior número de pessoas circulando e também pelo fato da Guarda Civil Municipal estar mais presente. À TV Jornal Rádio Meio Norte, Nixon Frota disse que o objetivo da GCM é dar satisfação à população, com total transparência.

A GCM faz a segurança do patrimônio municipal e busca desempenhar um bom trabalho. "Essas ocorrências vão além do patrimônio público, pois quando o guarda sai, seguindo um planejamento, ele atende solicitações quando surgem emergências ao longo do caminho", explica.

Segundo o coronel Nixon Frota, a GCM vem sendo acionada por populares e constantemente é alvo de pedidos de socorro. Até quando a demanda não é própria da Guarda Municipal, ela aciona o órgão responsável, mas não deixa de dar assistência à população. "Assim, a GCM tem procurado exercer sua principal missão, sem deixar de lado a missão cidadã, que é de apoiar outros órgãos", declara.

Coronel Nixon divulgou ocorrências em cada região de Teresina (Raissa Morais)

253 veículos recuperados

Ao Meio Norte, o coronel destacou a importância do motopatrulhamento e informou que em razão da atuação da GCM 253 veículos foram recuperados e apreendidos no ano passado, 31 armas de fogo que estavam em circulação foram apreendidas. "Temos trabalhado de forma integrada com as Polícias Militar e Civil", esclarece.

Coronel Nixon esclarece que a Guarda Civil faz a guarda do patrimônio público municipal e faz a segurança por 24 horas de escolas e locais onde estão as pessoas desabrigadas pelas enchentes, prestando apoio à Defesa Civil.

Com relação às estações de ônibus da capital, a GCM também faz a guarda, mas é impossível ter uma equipe em cada estação. Então, segundo ele, é importante que a população denuncie no 153 ou em qualquer outro órgão.

"Estamos vendo com a Prefeitura Municipal de Teresina a possibilidade de acelerar a implantação do sistema de monitoramento nas paradas, nas escolas e outros prédios públicos. Temos mais de mil instalações e não é possível ter um guarda em cada uma delas, portanto, precisamos contar com a tecnologia", destaca, enfatizando que a GCM pretende colocar patrulhas específicas para área rural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES