Combustíveis são vendidos em garrafas pet no MA

Os comerciantes não se incomodam com os riscos e expõem os produtos em diversas garrafas pets

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Aldeias Altas, na Regi?o dos Cocais, a cerca de 360km de S?o Lu?s, os condutores de ve?culos que precisam comprar combust?vel n?o encontram dificuldade. ? que no munic?pio uma pr?tica muito comum, a venda de combust?vel no com?rcio varejista, ? realizada sem controle. N?o h? fiscaliza??o. A a??o p?e em risco n?o apenas a vida de quem vende o produto, mas de boa parte da popula??o, j? que este ? um h?bito comum em todos os estabelecimentos que comercializam alimentos e outros artigos.

Os comerciantes n?o se incomodam com os riscos e exp?em os produtos em diversas garrafas pets para a escolha do fregu?s, na porta dos estabelecimentos. Quem n?o consegue encontrar esses locais, placas identificam os pontos de venda de combust?vel.

O comerciante Francisco Ver?ssimo da Silva, que vende combust?vel h? quatro anos, reconhece a ilegalidade, mas ele enfatizou que, nesse caso, a necessidade fala mais alto que os riscos de acidentes. ?A gente sabe que n?o pode vender o produto aqui, mas n?o tem muito que fazer. Os motoristas precisam e a gente tamb?m para poder ganhar dinheiro?, alegou o vendedor.

Lojas

Atualmente, pelo menos 10 pontos de vendas funcionam em Aldeias Altas. O ?nico posto de gasolina que existia no munic?pio est? desativado h? 12 anos. Quem n?o quer correr risco ou prefere comprar direto dos postos tem que percorrer 36 quil?metros at? a cidade mais pr?xima, Caxias, para abastecer os ve?culos.

Os motociclistas s?o os principais consumidores da gasolina clandestina. Para eles, percorrer os 36 quil?metros at? a cidade vizinha somente para comprar combust?vel n?o vale ? pena. ?Para mim n?o compensa ir at? l? para comprar dois ou tr?s litros de gasolina. ? melhor comprar aqui mesmo, sai mais barato?, explicou o motociclista Jos? Gon?alves da Silva.

Sem fiscaliza??o, a venda irregular prossegue sem qualquer preocupa??o por parte dos comerciantes. Entre as autoridades o jogo ? de ?empurra-empurra?, pois ningu?m quer assumir qualquer responsabilidade pela fiscaliza??o.

O delegado de Pol?cia Civil de Aldeias Altas, Valdemar Barros, disse que a fiscaliza??o n?o ? de sua compet?ncia. ?A gente fica aguardando que haja qualquer fato fora da normalidade para que possamos atuar. N?o podemos passar a id?ia de que estamos tentando coibir a venda de um produto que garante o sustento de dezenas de fam?lias e que estas se sintam perseguidas com qualquer atitude da pol?cia?, ressaltou o delegado.

Munic?pio

A Prefeitura informou que a regulariza??o da venda de combust?veis cabe ? Ag?ncia Nacional de Petr?leo (ANP), entretanto ? ela quem expede o alvar? de funcionamento dos estabelecimentos. Por sua vez, a ANP divulgou que a situa??o s? pode ser sanada ap?s a comprova??o da den?ncia e explicou em nota que n?o pode entrar na casa das pessoas para recolher o produto e que esta ? uma tarefa que cabe exclusivamente ?s pol?cias Militar e Civil.

Provas para qualquer den?ncia n?o faltam. Em alguns pontos comerciais a mistura ? explosiva. H? venda de combust?vel e g?s de cozinha em um mesmo estabelecimento comercial. O comerciante Edson da Silva usa um dep?sito abandonado da Prefeitura para guardar dezenas de tambores de gasolina.

Ele faz o manuseio de produto sem qualquer cuidado, correndo o risco de se contaminar com o combust?vel. A menos de 20 metros do dep?sito h? uma escola da rede municipal. A popula??o fica apreensiva com o constante risco de acidente.

?A gente tem medo de que aconte?a alguma coisa e que prejudique a vida de muita gente e acabe destruindo o pouco que se tem?, justificou Jos? da Silva Ramos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES