Começam inscrições para o Fies; entenda o financiamento

Com o programa, o estudante pode financiar o curso superior a juros zero e começar a pagar a amortização só após a formação.

| Reprodução / Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começam hoje, 25, e seguem até o dia 1º. de julho as inscrições para o segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa integral ou parcialmente as que financioa as mensalidades do curso superior na modalidade presencial para alunos com renda familiar per capita bruta de até três salários mínimos. O estudante começa a pagar pela faculdade após a graduação. Da redação do Jornal MN.

Há vagas disponíveis em Teresina para cursos de exatas, humanas e biológicas, como administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, fisioterapia, gestão de recursos humanos, publicidade e propaganda, medicina veterinária, moda, nutrição, odontologia, pedagogia e psicologia.

Para se inscrever é preciso ter prestado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter a redação zerada. O processo seletivo é aberto a quem possui bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), para cobrir a parte da mensalidade não custeada pelo benefício.

Inscrições do Fies coemçam nesta terça (25).Reprodução: EBC

Quem já concluiu algum curso superior e deseja realizar uma segunda graduação também pode voltar a estudar e participar da seleção. A inscrição também pode ser feita por quem está cursando alguma faculdade e deseja financiar o restante do curso.

O estudante pode consultar no ato da inscrição as vagas disponíveis nas universidades em sua região. Enquanto estiver no prazo, ele pode modificar suas opções - lembrando que só a última inscrição é válida. Se  o estudante não for aprovado na primeira lista, que será divulgada em 9 de julho, ele automaticamente entra na fila de espera.

Financiamento

O programa inclui o governo federal, bancos e instituições de ensino e os juros são zero. O governo repassa os valores às instituições financeiras, que por sua vez pagam as faculdades. O estudante deve financiar pelo menos 50% do valor da mensalidade. Durante a vigência do contrato até o fim do curso, paga apenas a taxa de manutenção ao banco, mas é importante não estar em atraso com as mensalidades. 

O Fies passou por reformulações. Agora, o pagamento do saldo devedor começa no mês seguinte à conclusão do curso. Se a pessoa estiver trabalhando, a mensalidade é descontada diretamente da folha de pagamento, conforme a renda. Caso não, o contratante paga um valor mínimo, dependendo de como foi feito o financiamento. Estima-se que a quitação ocorra em até 14 anos, dependendo do contrato.

Sujeito a mudanças

O Fies apresenta instabilidades e provoca incertezas nos alunos e nas instituições de ensino. Levantamento feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) e divulgado em abril, por exemplo, apontou que houve atrasos na concessão e renovação de cerca de um milhão de contratos do financiamento, além de atrasos de R$ 2 bilhões em repasses para as faculdades entre janeiro e fevereiro.

Os estudantes da fila de espera também podem ser selecionados até agosto, ou seja, bem depois que as aulas já começaram. Em abril, uma falha no sistema impediu a conclusão de inúmeros cursos. Sobre isso, a reportagem procurou o MEC nesta segunda, 25, mas não obteve retorno. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES