mais

Comerciantes protestam contra faixas para ônibus

A Prefeitura de Teresina afirma que o estacionamento é inviável. No entanto, os clientes das lojas podem estacionar nas vias perpendiculares

Por volta das 7h da manhã da quarta-feira (4), as lojas próximas à avenida principal do Dirceu, zona Sudeste de Teresina,  foram fechadas. Aproximadamente, 200 empresários e funcionários das lojas manifestaram, com faixas, cartazes e carros de som, a insatisfação com a faixa exclusiva para ônibus.

A caminhada começou no início da avenida e foi até o final. Ao longo do percurso, manifestantes convenciam os demais comerciantes para que fechassem as portas do estabelecimento. De acordo com os envolvidos, é necessário que haja um entendimento entre as partes e uma maior comunicação entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e a população, antes de tomar atitudes que comprometam os comerciantes. 

Crédito: José Alves FilhoCrédito: José Alves Filho

Francisco das Chagas Forte é empresário e diz que as faixas prejudicam a movimentação de clientes que utilizam o carro, pois não podem estacionar no local. "Há dois anos nós tínhamos uma movimentação de parada de clientes e agora não temos mais isso. Se o motorista não é multado pela Strans, se o cliente vem para a lateral, ele fica de frente com a garagem dos moradores, e se for em outro quarteirão, tem o risco de ser assaltado”, disse Francisco.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a  Polícia Militar do Piauí acompanharam todo o percurso.

"Foi um ato pacífico, e como segurança, estamos à disposição para qualquer diálogo que possa haver entre as partes interessadas em buscar a solução do problema que existe na região do Dirceu", expressou o tenente-coronel Mota, da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos.

A faixa exclusiva para ônibus foi implantada no ano de 2017, e segundo a Prefeitura de Teresina, acarretou em uma redução de tempo em torno de 10 minutos na operação dos ônibus que circulam na região. A faixa é uma alternativa para que o trânsito do transporte coletivo não seja comprometido, principalmente nos horários de pico. Cerca de 40 mil veículos passam pelos dois sentidos da via, dado o aumento do fluxo após a inauguração da Ponte Anselmo Dias, que liga as zonas Sudeste e Sul. 

“Com a implantação da faixa exclusiva para ônibus na avenida principal do Dirceu, foi necessária a proibição de estacionamento devido à largura da via. Porém, a Prefeitura asfaltou todas as ruas próximas, que podem ser usadas como alternativa pelos condutores”, ressalta o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão.

Em nota, a Prefeitura de Teresina afirma que o estacionamento é inviável. No entanto, os clientes das lojas podem estacionar nas vias perpendiculares e a Strans está aberta para negociar as possíveis propostas apresentadas pela população. 

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail