Comerciantes protestam contra faixas para ônibus

A Prefeitura de Teresina afirma que o estacionamento é inviável. No entanto, os clientes das lojas podem estacionar nas vias perpendiculares

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 7h da manhã da quarta-feira (4), as lojas próximas à avenida principal do Dirceu, zona Sudeste de Teresina,  foram fechadas. Aproximadamente, 200 empresários e funcionários das lojas manifestaram, com faixas, cartazes e carros de som, a insatisfação com a faixa exclusiva para ônibus.

A caminhada começou no início da avenida e foi até o final. Ao longo do percurso, manifestantes convenciam os demais comerciantes para que fechassem as portas do estabelecimento. De acordo com os envolvidos, é necessário que haja um entendimento entre as partes e uma maior comunicação entre o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e a população, antes de tomar atitudes que comprometam os comerciantes. 

Crédito: José Alves Filho

Francisco das Chagas Forte é empresário e diz que as faixas prejudicam a movimentação de clientes que utilizam o carro, pois não podem estacionar no local. "Há dois anos nós tínhamos uma movimentação de parada de clientes e agora não temos mais isso. Se o motorista não é multado pela Strans, se o cliente vem para a lateral, ele fica de frente com a garagem dos moradores, e se for em outro quarteirão, tem o risco de ser assaltado”, disse Francisco.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a  Polícia Militar do Piauí acompanharam todo o percurso.

"Foi um ato pacífico, e como segurança, estamos à disposição para qualquer diálogo que possa haver entre as partes interessadas em buscar a solução do problema que existe na região do Dirceu", expressou o tenente-coronel Mota, da Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos.

A faixa exclusiva para ônibus foi implantada no ano de 2017, e segundo a Prefeitura de Teresina, acarretou em uma redução de tempo em torno de 10 minutos na operação dos ônibus que circulam na região. A faixa é uma alternativa para que o trânsito do transporte coletivo não seja comprometido, principalmente nos horários de pico. Cerca de 40 mil veículos passam pelos dois sentidos da via, dado o aumento do fluxo após a inauguração da Ponte Anselmo Dias, que liga as zonas Sudeste e Sul. 

“Com a implantação da faixa exclusiva para ônibus na avenida principal do Dirceu, foi necessária a proibição de estacionamento devido à largura da via. Porém, a Prefeitura asfaltou todas as ruas próximas, que podem ser usadas como alternativa pelos condutores”, ressalta o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão.

Em nota, a Prefeitura de Teresina afirma que o estacionamento é inviável. No entanto, os clientes das lojas podem estacionar nas vias perpendiculares e a Strans está aberta para negociar as possíveis propostas apresentadas pela população. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES