Comerciários devem iniciar greve na sexta-feira (12)

Os trabalhadores não entraram em acordo com a classe patronal

COMÉRCIO | EFREM RIBEIRO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os comerciários de Teresina devem iniciar greve por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (12). A categoria se reuniu na última sexta-feira (05) e recusou a contraproposta da classe patronal às suas pautas de reivindicações.

O secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, relatou que uma das principais reivindicações da categoria é o reajuste salarial de 6%, como também de cláusulas sociais como a abertura do comércio aos domingos e feriados.  

“Por exemplo, no centro e nas adjacências, eles querem abrir todos os domingos e querem abrir também em todos os feriados. Porém, qual é o problema disso? Eles não querem pagar por esses dias trabalhados, querem praticar o banco de horas e isso prejudica e muito o trabalhador. Nós estamos negociando há 20 anos, nas convenções coletivas de trabalho, o pagamento do domingo trabalhado, que já faz parte do salário do trabalhador, e horas extras de 100% do valor para quem trabalha nos feriados”, informou Gilberto. 

Outro importante motivo para a greve é a tentativa de manter a Convenção Coletiva de Trabalho anterior. Os empresários não querem aceitar. Essa convenção atua como um instrumento que pretende garantir à classe trabalhadora do país uma ferramenta para que pequenos sindicatos e grupos de trabalhadores tenham certo protagonismo na participação das negociações patronais. 

Como não houve contraproposta para discutir soluções, o sindicato resolveu realizar a greve. Caso a situação continue instável, o Sindicato dos Comerciários entrará com um dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. “Nós não confiamos na justiça trabalhista, ela sempre tem se posicionando de forma contrária aos direitos dos trabalhadores e a favor dos empresários”, expressa o secretário-geral.

Dentro dos prazos legais, na segunda-feira, os atacados e supermercados foram comunicados a respeito da greve. Na terça-feira,9, e nas próximas 72 horas é a vez dos lojistas e sindicatos patronais receberem a informação oficial sobre a deflagração da greve. 

A situação não agrada os empresários, que em sua grande parte se posicionam do lado contrário ao movimento. "Não é reivindicação de quem de fato está preocupado com o desemprego, está preocupado de fato com a eleição. Não vejo razão para reivindicação econômica. Economicamente nós temos que dar as mãos entre a parte laboral e os patrões para uma coesão, uma aproximação. Patrão não faz nada sozinho, faz com o grupo com sua equipe", disse o lojista Luiz Veloso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES