Comércio foi o setor de maior destaque em setembro

Comércio foi o setor de maior destaque em setembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O com?rcio varejista foi a atividade econ?mica que mais se destacou no Piau? no m?s de setembro deste ano, permitindo a cria??o de 250 novos postos de trabalho no setor, o que corresponde a um aumento de 0,59% em rela??o a igual per?odo do ano passado. Os n?meros s?o do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema Nacional de Empregos (Sine-PI).

Segundo o diretor do Sine-PI, Pedro Calixto, outro destaque do m?s de setembro foi o setor de servi?os de com?rcio e administra??o de im?veis, onde foram criados mais 224 postos de trabalho, o que significa um aumento de 2,70% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado.

No setor de servi?os de alojamento e alimenta??o, que vem em terceiro lugar, foram criados 114 novos postos de trabalho, um aumento de 0,56%. Em quarto lugar, aparece o setor de servi?os de ensino, tamb?m com 114 novos postos de trabalho e um aumento de 0,84% em rela??o ao mesmo per?odo do ano anterior.

De acordo com os n?meros do Caged, a ind?stria de produtos aliment?cios teve o pior desempenho no m?s de setembro deste ano. No setor desapareceram 135 postos de trabalho, o que corresponde a -1,37% em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado. O segundo setor com o pior desempenho foi o de servi?os de transportes e comunica??o, com 89 postos de trabalho a menos, correspondente a -1,12% em rela??o a igual per?odo do ano passado.

De janeiro a setembro deste ano, os setores de atividade econ?mica que apresentaram as maiores eleva?es no n?vel de emprego foram os de servi?os, ind?stria de transforma??o e com?rcio.

No setor de servi?os foram mais 3.345 postos de trabalho, um crescimento de 5,29%, o maior saldo para o per?odo desde 2001. No setor de ind?stria e transforma??o foram criados mais 1.245 postos de trabalhos, crescimento de 5,39, e o de com?rcio, com 1.225 novos postos de trabalho e um crescimento de 2,57%.

Em rela??o aos munic?pios com mais de 30 mil habitantes, o que mais se destacou em desempenho positivo foi Teresina, com 1.772 novos postos de trabalho, registrando um crescimento de 1,04%. Com desempenho negativo, o pior deles foi Uni?o, que perdeu 66 postos de trabalho, e Jos? de Freitas, com 24 postos de trabalho a menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES