Cometa que passa a cada 50 mil anos pela Terra é visto no céu de Teresina

Em suas redes sociais, um pediatra compartilhou a foto em que o cometa está bem brilhante e esverdeado

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nomeado cientificamente de C/2022 E3 (ZTF), o Cometa Verde foi visto no céu de Teresina na noite deste sábado (4). O raro fenômeno, que faz sua passagem a cada 50 mil anos pela Terra, foi registrado pelo pediatra Aluísio Andrade através de um telescópio refrator.

Em suas redes sociais, Aluísio compartilhou a imagem em que o cometa está bem brilhante e esverdeado. 

Cometa Verde em Teresina (Foto: Aluísio Andrade)“Com ‘melhores’ condições de visibilidade no hemisfério sul, o cometa C 2022 E3 ZTF já se faz presente no início da noite [sábado], mas se faz necessário estar em lugar escuro com baixa poluição luminosa (afastado das grandes cidades). A melhor maneira é observá-lo através de binóculos ou telescópio", escreveu.

A imagem do “Cometa Verde” foi capturada através de telescópio refrator de 90mm e câmera DSLR Canon. Foram utilizadas 56 frames exposição de 4" por frames, empilhadas no programa DSS.

Por que é verde?

Nas imagens registradas por telescópios, chama a atenção seu brilho verde e cauda longa. Um cometa só "acende" assim quando se aproxima do Sol (longe dele, é apenas uma bola de gelo sujo, com pedaços de rochas), e substâncias de seu núcleo passam diretamente do estado sólido para o gasoso, liberando gases e poeira, que criam uma nuvem ao seu redor — chamada de coma ou 'cabeleira'.

Cometa C/2022 E3 (Foto: Michael Jager)

A do C/2022 E3 (ZTF) é bem esverdeada, devido à sua composição diferente dos cometas esbranquiçados. A cor se deve à presença de carbono diatômico.

Quanto mais perto do Sol, estas partículas espalham-se por milhares de quilômetros, "sopradas" pelos ventos solares. Aí se forma a cauda — que desaparece quando o cometa distancia-se da nossa estrela. A do C/2022 E3 (ZTF) é azulada e tem aparência tripla.

Mas estes detalhes são vistos apenas com auxílio de telescópios e câmeras profissionais (astrofotografias).

O cometa

O C/2022 E3 (ZTF) é um pequeno corpo rochoso e gelado, de apenas 1 km de diâmetro, vindo das profundezas do Sistema Solar. Ele passou perto da Terra pela última vez há 50 mil anos, no final da Era do Gelo; as testemunhas foram nossos antepassados neandertais e os primeiros Homo sapiens.

O objeto errante foi descoberto em março de 2022, por um telescópio do Zwicky Transient Facility (ZTF — por isso seu nome), na Califórnia, Estados Unidos. Inicialmente, se acreditou tratar-se de um asteroide. Mas o aumento de seu brilho, ao ultrapassar a órbita de Júpiter, revelou que o C/2022 E3 (ZTF) tinha origem cometária.

Na quarta, ele passou "apenas" 42 milhões de quilômetros da Terra — o ponto mais próximo de nosso planeta, chamado perigeu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES