Comissão vai reduzir prazos da construção civil em Teresina

A comissão está definindo como os processos darão entrada na Prefeitura e as regras que devem ser seguidas.

Operário em obra | Foto ilustrativa: Elza Fiúza/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovada, na Prefeitura de Teresina, a minuta que cria a Comissão Especial de Desburocratização. A equipe será responsável por agilizar a tramitação de processos que envolvam a construção civil. A primeira meta é conseguir reduzir os prazos para a liberação de alvarás e licenças de obras de baixa complexidade a partir de maio deste ano.

As discussões sobre o normativo já estão avançadas. A comissão está definindo como os processos darão entrada na Prefeitura e as regras que devem ser seguidas. Nesse primeiro momento, o foco são as construções de até 500 metros quadrados, de baixa complexidade. Elas devem ser liberadas em até 24 horas após a entrada do processo, caso o empreiteiro tenha enviado todos os documentos exigidos.

Operários em obra de construção civil  - Foto ilustrativa: Elza Fiúza/Agência Brasil 

“A construção civil é fundamental para o desenvolvimento da cidade, por isso estamos trabalhando para agilizar a liberação dos alvarás e das licenças e, assim, contribuir para acelerar esse desenvolvimento, sobretudo nesse momento de pandemia, em que a economia pede socorro. As obras de baixa complexidade são 80% dos processos que dão entrada na Prefeitura, por isso é tão importante focar nessas obras de imediato”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, que é presidente da Comissão Especial de Desburocratização.

Os órgãos que participam da comissão são: Semduh, Semplan, Semf, Semam, todas as Saads, Procuradoria Geral do Município (PGM), Sindicato da Construção Civil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Conselho de Engenharia (CREA).

O coordenador especial de Projetos da Semduh, Weldon Bandeira, acrescenta que o andamento dos projetos será padronizado e simplificado. “Para reduzir a burocracia, vamos trabalhar simplificando as exigências, integrando os órgãos responsáveis, padronizando os procedimentos e fazendo a reengenharia dos processos, que é a melhoria da rotina dentro das pastas”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES