Como aproveitar as férias pensando nos benefícios para a saúde mental

Desconectar é a palavra de ordem para que o corpo possa se recuperar da rotina do dia a dia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tirar um tempo para o lazer e relaxar é essencial para que qualquer pessoa ganhe qualidade de vida. E as férias são um período ideal para isso, uma pausa importante de descanso das rotinas de trabalho e de estudo e também preparação para um novo ciclo.

Nesses dias de folga é imprescindível que nossa mente se desconecte. "Durante o descanso, as células do sistema nervoso central se recompõem, fazendo com que haja aumento de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Por isso, quando estamos em férias e relaxamos o sentimento de felicidade aumenta", esclarece Cristina Borsari, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. E como se desligar? A especialista dá algumas dicas para que as férias sejam aproveitadas ao máximo:

Afaste-se do smartphone e do computador - Evite ler e-mails de trabalho, responder grupos e ter contato com aquilo que faz lembrar da rotina.

Pratique ioga e meditação - Um dos principais benefícios dessas atividades é que elas aumentam a condição física, mental e melhora a concentração. Em São Paulo, há locais que oferecem aulas gratuitas como o Parque Ibirapuera, Parque do Povo e o Parque Villa-Lobos.

Vá a exposições, teatros, cinemas e shows - Ao apreciar qualquer manifestação de arte, a mente reduz hormônios que causam o estresse. Além disso, a arte ameniza sintomas de ansiedade e depressão, além de estimular a criatividade e a interação social.

Experimente fazer algo novo - Fazer aulas de cerâmica ou pintura, aprender a tocar algum instrumento musical são ótimas maneiras de expressar a criatividade e desenvolver novas habilidades. Há muitos espaços culturais que ministram oficinas para quem quer aprender algo novo como o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Fiesp e o Instituto Tomie Ohtake.

Voluntariado - Uma boa opção para se sentir bem é fazer trabalhos voluntários. É a oportunidade de conviver com pessoas novas e vivenciar experiências que estão fora da nossa área de atuação, desenvolver a criatividade e se sentir útil. O trabalho voluntário permite uma outra visão das situações do dia a dia, aumentando a empatia pelo próximo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES