Como as pessoas morrem de calor? Saiba o que é hipertermia e como ela atua

Superaquecimento do corpo é consequência de fatores que não estão relacionados a agentes infecciosos

Como as pessoas morrem de calor? Saiba o que é hipertermia e como ela atua | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Europa resiste a uma nova onda de calor extremo em julho, com milhares de mortes registradas devido às altas temperaturas. Nesta terça-feira (19), Londres ultrapassou a marca dos 40ºC pela primeira vez desde o início dos registros. As informações são do g1.

A chave deste processo de degradação do estado de saúde provocado pelo calor é a "hipertermia": quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal, levando a desequilíbrios graves. 

"O organismo começa a 'cozinhar' por dentro, desequilibrando todo o metabolismo", explica Carlos Machado, clínico geral especialista em medicina preventiva. 

O que o médico traduziu popularmente como 'cozinhar' por dentro é o processo que começa na alteração das proteínas presentes no sangue e termina com complicações em órgãos vitais.

Como as pessoas morrem de calor? Saiba o que é hipertermia e como ela atua - Foto: Reprodução

De acordo com Priscila Currie, paramédica brasileira que atua em Londres, as maiores ocorrências envolvendo o calor são de pessoas desmaiando, desidratadas e com insolação. Pessoas que já possuem doenças cardiovasculares também sofrem com o clima quente, que exacerba esse tipo de problema.

"Não é porque os britânicos são diferentes dos brasileiros. A infraestrutura é a questão, as casas foram feitas para manter o calor dentro, é um país frio. No verão, na Inglaterra, não costuma passar dos 33ºC e mesmo quando passa, não dura o dia inteiro, chove depois. As crianças ao crescer aprendem a lidar com o frio, mas não com o sol", afirma a paramédica.

Priscila lembra que, no Brasil crescemos ouvindo para não ficar com a cabeça no sol, usar filtro solar e beber água. "Aqui isso não é hábito, não entendem o perigo de ficar debaixo do sol a pino. O sol nasce às cinco da manhã e se põe nove e meia da noite. É um dia muito longo e de noite o calor começa a se dispersar dentro das casas, que não têm ar-condicionado", relata Priscila. 

Leia Mais

Um outro exemplo é o Metrô do país, que é o mais antigo da história, com 158 anos de operação. E sem ar-condicionado. A única ventilação é promovida pelo próprio movimento do transporte. 

"Uma estrutura bem-organizada previne mortes. Tem muita gente se afogando por mergulharem em locais não apropriados para o banho. Fora que, depois, teremos que lidar com as doenças provenientes da água, como infecções bacterianas e amebianas", comenta a paramédica.

Como é possível morrer de calor?

É possível dizer que existem três tipos de hipertermia diferentes: a clássica, ligada à exposição excessiva ao calor e ao sol; a de esforço físico, quando o paciente faz a atividade e o corpo não consegue retomar a temperatura normal; e a maligna, que é resultado do uso de determinados medicamentos, como analgésicos.

A hipertermia clássica geralmente acomete moradores de regiões que têm um clima ameno, mas passam por fortes ondas de calor — caso dos registros atuais na Europa.

"Uma pessoa que fica com temperaturas altas durante muito tempo sofre hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos. O corpo começa a alterar as proteínas sanguíneas, e temos que lembrar que tudo no nosso corpo é proteína. Anticorpos, células, glóbulos brancos, o plasma sanguíneo, tudo isso começa a ser desnaturado. (...) A frequência cardíaca sobe muito, rins, fígado e cérebro passam a ter dificuldade de funcionamento", explica Carlos Machado, clínico geral especialista em medicina preventiva.

Segundo o médico, a água é o grande elemento. O controle da temperatura do organismo depende de todo o sistema hormonal e dos rins, que controlam o volume de água dentro do corpo e a retenção de sódio, mantendo a pressão.

"Enquanto aumenta a produção do suor, diminui a taxa de produção de hormônios que aquecem o organismo, para tentar manter a temperatura de 36,5ºC", diz.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais frequentes da hipertermia são:

  • Transpiração excessiva;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Cãibras;
  • Alucinações;
  • Convulsões;
  • Pressão arterial baixa;
  • Respiração curta e acelerada;
  • Desmaios;
  • Náuseas e vômitos.

Caso o paciente apresente os sintomas e não receba atendimento médico, a hipertermia pode levar à morte. O tratamento para evitar o desfecho é feito por "métodos de restauração mecânicos", como banho gelado e o uso de ventiladores. Toalhas molhadas e refrigeradas também podem contribuir para a diminuição do dano.

Já nos casos em que há a desidratação associada aos efeitos das altas temperaturas, os médicos podem fazer o uso de injeções intravenosas dos líquidos. Segundo a Rede D'Or, é importante ressaltar que os medicamentos que geralmente regulam a temperatura do corpo contra a febre não fazem efeito contra a hipertermia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES