Como cuidar da pele oleosa: dermatologista ensina truque

Especialista explica qual passo da rotina de skincare é o mais eficaz para conter excesso de brilho no rosto

| shutterstock/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem tem a pele oleosa enfrenta o desafio que é manter a pele sem o aspecto brilhoso e controlar o excesso de oleosidade no dia a dia. Não é incomum que os indivíduos com tal característica de pele tenham problema com a alta produção de acne no rosto, no pescoço, nas costas e em outras partes do corpo.

Um ritual de cuidados correto pode ser a melhor solução para o equilíbrio da sensação pegajosa, do brilho intenso e dos poros dilatados. Segundo a médica dermatologista Flávia Ravelli, o passo a passo de uma rotina de skincare não depende do tipo de pele e deve conter limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. "São os produtos corretos que ajudam a equilibrar a oleosidade da pele. Porém, sabemos que um passo fundamental desse processo é a adequada higienização da pele."

A culpa dessa oleosidade é a produção em excesso de sebo nas glândulas. Na medida certa, ele é um dos componentes que garante aquele glow de pele saudável e hidratada, mas em grande quantidade faz parte do processo de formação de pontos de inflamação e pus - as temidas espinhas. É por isso que a higienização é tão importante no skincare. "Ela tem como objetivo retirar impurezas da pele, desobstruir os poros e folículos e diminuir a oleosidade. Tudo para que a pele desempenhe todas as suas funções", explica a dermatologista.

shutterstock

"Não basta apenas lavar o rosto com água. A higiene feita desta forma não é suficiente para remover restos de células mortas, microrganismos e a poluição que se acumula na pele. A higienização não é igual para todas as pessoas, varia de caso a caso. O segredo é investir na rotina de cuidados da pele, de forma constante", comenta Ravelli. Para aqueles que possuem pele oleosa e acneica, é importante não esquecer de dar atenção especial às regiões que tem maior secreção de sebo.

Higienizar é o passo fundamental no combate ao envelhecimento precoce e na manutenção de uma pele viçosa e bonita. Também é sempre importante consultar um médico dermatologista, a pessoa ideal para recomendar o melhor produto para cada tipo de pele e dar instruções de como cuidá-la. Uma pele bem cuidada faz uma grande diferença no decorrer dos anos principalmente se for um trabalho diário e preciso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES