Como cuidar da saúde bucal no carnaval

Dentista da dicas de como cuidar da boca durante a folia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oficialmente ainda não começou o carnaval, mas milhares de foliões já invadiram as ruas de todo o País com os ensaios dos famosos "Bloquinhos". Porém, para melhor aproveitar a data mais festiva do ano, é importante lembrar dos cuidados com a saúde bucal.

A temporada é favorável para o contágio oral, já que a prática mais comum entre os foliões é o beijo. O hábito pode transmitir doenças, como alerta a cirurgiã dentista, Dra Daniela Yano . “Não podemos esquecer que a boca é a porta de entrada para bactérias e vírus. As doenças mais frequentes são herpes simples, mononucleose infecciosa, tuberculose, gripe, candidíase”, explica.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar os contágios indesejados. “Evitar excessos é o melhor caminho. Uma boa resistência imunológica também é fator protetor importante: alimente-se e durma bem e é válido até recorrer a complementos vitamínicos com a indicação de um profissional”, orienta a dentista.

Ainda segundo a especialista, doces e bebidas também simbolizam perigo para a saúde da boca. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a exposição a longos períodos de sol podem levar a desidratação que, entre diversos problemas para o metabolismo, contribui para o mau hálito. O que também aumenta o risco à cárie, é o consumo em excesso de bebidas açucaradas e refrigerante”, alerta.

Para os foliões que costumam fazer uso drogas inalantes, como o lança-perfume, deve tomar cuidado com os problemas que costumam acontecer. De acordo com Daniela, essas drogas podem provocar queimaduras na boca, desgaste no esmalte dentário aumentando a sensibilidade, assim como problemas de perda de consciência, que podem levar a traumatismos e até mesmo paradas cardíaca ou respiratória.

Para aproveitar os dias de festa de forma consciente, a dentista aconselha beber muita água, não ficar períodos prolongados sem ingerir alimentos e proteger os lábios de queimaduras . Ela dá ainda outra dica para curtir o Carnaval. “Podemos recorrer as gomas de mascar sem açúcar para disfarçar o mau hálito e neutralizar o Ph da boca. Mas lembre-se: abrir embalagens não é função dos dentes! Essa prática além de atrapalhar a diversão, pode causar inconvenientes como um dente quebrado. E sorriso com dente quebrado pode dar ruim não só no carnaval, né? ”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES