Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia

Apesar de não pertencerem ao grupo de risco, eles sofrem com a mudança na rotina e as preocupações causadas pelo novo coronavírus

Katherine diz que o mais importante é transmitir segurança | Nath Gil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças e adolescentes não fazem parte do grupo de risco da Covid-19, mas o impacto da pandemia sobre a sua saúde mental é tão grande quanto nos adultos, talvez até maior.

Segundo a enfermeira e estudante de psicologia, Katherine Maurente, o mais importante e primordial é transmitir segurança e tranquilidade acerca do assunto atual.

"Durante a quarentena os adolescentes e crianças, mesmo muitos não gostando de ir a escola, sentem falta do social com os amiguinhos. Então, é importante promover encontros virtuais ou até mesmo alguns jogos virtuais, para manterem esses contatos e conversarem sobre o que quiserem.

É muito importante os pais estarem atentos a sentimentos vagos de medo, inseguranças, apreensão, sensação de estranheza, tristeza e desânimo, além de momentos de irritabilidade exacerbada e muitos outros sintomas. O ritmo de sono e o apetite podem ficar alterados, é isso é totalmente aceitável. Preocupante começa a ser a duração e a intensidade e o grau de incapacidade esteja causando", disse a profissional.

Katherine afirma que para amenizar os efeitos do isolamento é importante manter um ambiente harmonioso, alimentação saudável, sono de qualidade, quebrar rotinas, respeitando limites.

"Aproveitar essa quarentena para o convívio familiar, estreitar laços. Fase da adolescência é uma fase que exige esse convívio de diálogo entre os pais", afirma a profissional de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES