Como o estresse pode afetar a saúde bucal?

Conheça os incômodos que momentos de tensão podem trazer ao sorriso

O estresse pode afetar a saúde bucal | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido ao isolamento social, muitas pessoas estão passando por mudanças bruscas na rotina, que podem aumentar o estresse. No geral, esses momentos de tensão afetam o organismo de diferentes maneiras, que variam de acordo com cada pessoa. Por isso, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista, alerta sobre como o estresse também pode afetar a saúde bucal.

"A quarentena pode gerar a sensação de ansiedade constante, esse estresse sentido por algumas pessoas pode ter um efeito pró-inflamatório, que somado a uma higiene bucal precária, pode impactar a saúde bucal e levar ao surgimento de doenças periodontais, aftas e outros problemas", afirma.

A especialista reforça a importância de manter hábitos saudáveis de cuidado bucal em casa e a ficar atento a possíveis incômodos como:

Aftas: ainda que haja poucos estudos conclusivos, existem pesquisas que apontam uma relação entre pacientes com quadro clínico de estresse e o desenvolvimento de afta. Um dos motivos é que pessoas estressadas estão mais propensas a morder lábios e bochechas, hábito que pode facilitar o surgimento de aftas.

Istock

Bruxismo e apertamento dos dentes: o hábito de ranger os dentes ao dormir ou mesmo o apertamento dentário durante o dia são problemas que afetam além da estrutura dentária a articulação temporomandibular, tendo como consequência dores de ouvido e de cabeça intensas, além de problemas musculares na face, pescoço, ombro e em toda região cervical.

Boca seca: a diminuição da produção de saliva é outro fator que pode ser causado pelo estresse. A saliva é extremamente necessária para ajudar a proteger a boca contra bactérias e fungos, além de prevenir o aparecimento de cárie dental e inflamações, assim, tentar lidar com a ansiedade e estresse pode ajudar a evitar a falta de saliva.

Doenças gengivais e periodontais: a pessoa sob estresse pode negligenciar o cuidado bucal, e a má higienização bucal leva ao acúmulo de bactérias e, consequentemente, a formação de cárie, inflamações na gengiva e doença periodontal. "O estresse causa também um desequilíbrio hormonal que favorece a desregulação do sistema imune, responsável pela defesa do organismo contra inflamações em todo organismo, afetando inclusive a saúde bucal", esclarece.

A especialista comenta que o estresse também pode estimular maus hábitos de saúde bucal como fumar, consumir bebidas alcoólicas e se descuidar da dieta. Principalmente neste período de quarentena é importante estar atento aos cuidados com a saúde como um todo e fazer, sempre que possível, atividades que auxiliem a sensação de bem-estar, reduzam o estresse e proporcionem uma dieta saudável. Além disso, vale manter o cuidado com a saúde bucal, escovando os dentes ao menos uma vez ao dia, e realizando a limpeza interdental diariamente, hoje já existem produtos que deixam a limpeza entre os dentes muito mais fácil, com os fios dentais com haste, flossers, ou os palitos interdentais siliconados, Soft-Picks.

"Caso a pessoa apresente alguns dos problemas bucais apresentados é importante procurar o dentista. Como estamos em período de quarentena, entre em contato com o profissional antes pelo telefone, informando os incômodos para analisar a possibilidade de uma consulta presencial", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES