Complexo da Estação Ferroviária de Teresina será restaurado

Tombada em 2013 pelo IPHAN, o conjunto da estação é patrimônio histórico, econômico, cultural e social do Piauí e do Brasil

Complexo da Estação Ferroviária de Teresina será restaurado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O complexo da Estação da Ferroviária de Teresina, sede da Companhia Metropolitana de Transporte Público – CMTP, será restaurado. A obra deve iniciar após assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a empresa terá até 6 meses para o início da obra e é uma das ações que a diretora-presidente da CMTP busca desde o início da sua gestão na pasta.

Tombada em 2013 pelo IPHAN, o conjunto da estação  é patrimônio histórico, econômico, cultural  e social do Piauí e do Brasil e é um dos cartões postais do estado.  A diretora-presidente da CMTP desde o início da sua gestão tem solicitado o restauro do complexo, que por conta do tombamento não pode sofrer nenhuma ação sem autorização do IPHAN. 

Complexo da Estação Ferroviária de Teresina será restaurado (Foto: Divulgação)“Além de ser a sede da Companhia, a estação é um importante retrato da história ferroviária/metroviária do Piauí e do Brasil, por ela o nosso estado pôde aumentar seu crescimento econômico e os piauienses tiveram uma importante opção para o transporte de passageiros. Essa restauração é uma ação que venho buscando desde que assumi e encerrar minha gestão à frente da CMTP conseguindo que o projeto se inicie é uma grande felicidade”, finaliza Josiene Campelo. 

A notícia foi dada em reunião entre a diretora- presidente da CMTP, Josiene Campelo e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); a arqueóloga, Luzia Leal; a chefe da divisão técnica, Marília Cordão; a chefe da divisão administrativa, Delite Nepomucemo e o superintendente Fábio Ferreira,  que participou de forma on-line.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O Conjunto da Estação de Teresina  caracteriza-se como um dos mais expressivos espaços ferroviários do estado e do Brasil, compreendia uma grande área livre onde eram realizadas manobras e a circulação dos trens; a estação de embarque e desembarque; dois armazéns para estocagem de mercadorias; a casa do agente; dormitório, e; antiga serraria. Hoje foi incorporado ao parque da cidadania em uma parte do local, preservando as construções.

Complexo da Estação Ferroviária de Teresina será restaurado (Foto: Divulgação)A construção do edifício começou em 1922. Em estilo eclético, é ornamentado em madeira lavrada. O telhado de duas águas é coberto com telhas do tipo Marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado “Theresina”. O conjunto ajuda a compreender como foi estruturada a urbanização da cidade e do território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES