Concluída a implantação da praça das Mercês em São Luís (MA)

Obra teve investimento de R$ 6,1 milhões do Iphan, autarquia do Ministério do Turismo

A praça, localizada no Centro Histórico de São Luís, é um novo espaço de cultura e lazer para a população | Divulgação Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A praça, localizada no Centro Histórico de São Luís, é um novo espaço de cultura e lazer para a população (Divulgação Iphan)

Com investimento de R$ 6,1 milhões, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo, entregou nesta terça-feira (22.12), a obra de implantação da praça das Mercês em São Luís (MA). Por meio da parceria entre o Instituto, prefeitura de São Luís e Vale, a obra gerou cerca de 150 empregos diretos e indiretos. Situada no entorno imediato do Centro Histórico, a praça foi concebida como um novo espaço de cultura e lazer para a população, além de reforçar a vocação turística da capital do Maranhão.

A obra incluiu a execução de serviços de infraestrutura, com intervenções estruturais e movimentação de terra. Também foi construído posto policial integrado à escadaria de acesso ao mirante, além de quadra poliesportiva, pista de skate e memorial de reconhecimento à contribuição dos povos africanos para a cultura maranhense e nacional, com a implantação os totens que contemplam painéis artísticos em execução. O projeto foi implantado em área de 11.734,97 m².

Com a intervenção, a nova praça recebeu pavimentação em piso de alta resistência e estacionamento em piso intertravado – pavimento cujo revestimento é composto por blocos de concreto distribuídos em forma de quebra-cabeça, travados entre si –, junto de instalações hidrossanitárias e de drenagem urbana. As intervenções incluíram novas instalações elétricas, iluminação pública e, por fim, a realização de paisagismo em vários setores: na área central, foi cultivado um jogo de canteiros ajardinados interligando a área esportiva ao memorial, bem como se instalaram mobiliários urbanos que contemplam os diversos usos da praça.

CENTRO - A praça está situada no entorno imediato do Centro Histórico de São Luís, tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 1974. A área do tombamento federal reúne cerca de mil edificações que datam dos séculos XVIII e XIX. Devido à sua tradição cultural diversificada, o Centro Histórico também é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997. (Por Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES