Edital de concurso da Câmara Legislativa deve sair neste semestre

A previsão é de que o edital saia ainda neste primeiro semestre

O concurso da Câmara Legislativa do DF é um dos mais aguardados da região. Sendo um certame com remuneração acima da média, e um dos mais requisitados da carreira no serviço público. Segundo o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), as novas contratações são necessárias por "ter muita gente se aposentando, e há mais de 10 anos, a Câmara não admite concurso". O edital está previsto ainda no primeiro semestre deste ano, de acordo com Valle.

A expectativa, contudo, é que esse número possa aumentar. De acordo com último balanço de pessoal da Casa, outubro de 2016, existem 395 cargos efetivos vagos (outros 661 estão ocupados) - a Câmara ainda conta com 1.150 cargos em comissão, sendo que 853 são ocupados por servidor sem vínculo efetivo com a Administração Pública.

Mais de 50% do Quadro atual da Câmara Legislativa do DF é composta por cargos comissionados, o que chega a ser um absurdo, de acordo com o coordenador do IMP, Anderson Ferreira. “A carreira legislativa é o ponto de maior atratividade, por conta da remuneração, jornada de trabalho... Se não for o concurso mais esperado, é com certeza, um dos mais esperados”, comenta.

Câmara Legislativa
Câmara Legislativa

O último concurso para a Câmara Legislativa teve como banca organizadora o Centro de Seleção de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), e foi em 2005. Na época, foram 120 vagas para técnicos e analistas, sendo R$5,5 para técnicos, e R$ 8 mil para analistas. Foram registrados 75,741 inscritos, o que resultava numa concorrência de 631 pessoas por vaga. O concurso tinha prova objetiva e discursiva para todos os cargos, além de avaliação de títulos, prova prática e teste de aptidão física, para alguns cargos.

 

Fonte: correiobraziliense