A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a própria termodinâmica induzem chuvas no Piauí. Segundo o boletim da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), divulgado nesta quinta-feira (17), chuvas de maiores acumulados devem ocorrer no centro-norte e sudoeste piauiense. Além disso, um novo evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também contribui para ocorrência de chuvas mais a sul do estado. 

A expectativa é que entre esta sexta-feira (18) e o sábado (19) a chuva forte se concentre principalmente no interior nordestino. Apesar do sol, chove forte a partir da tarde sobre o Piauí. Na sexta-feira (18), o tempo em Teresina deve permanecer nublado com chuva no decorrer do dia. 

Tempo nublado predomina nos próximos dias | FOTO: ReproduçãoTempo nublado predomina nos próximos dias | FOTO: Reprodução

No sábado (19), o tempo no Piauí deve variar entre parcialmente nublado a nublado com chuvas e trovoadas, sendo mais expressivas no norte/centro-norte e extremo sul. Na capital, deve predominar o tempo nublado com chuva e trovoadas. 

Condições favoráveis 

O tempo deve permanecer propício para grandes volumes pluviométricos nos próximos dias. A partir do domingo (20), a atuação da ZCIT reforça as instabilidades, principalmente na costa norte da Região Nordeste. O tempo fica instável, chove em vários momentos de forma frequente. 

Segundo o site Climatempo, a próxima semana ainda começa com muita chuva sobre grande parte do Nordeste. Tem previsão para pancadas fortes no interior e sertão nordestino e desde o sul do Maranhão até o oeste da Bahia. O risco de transtornos segue elevado.