Ceir conquista bicampeonato no Prêmio Piauí de Inclusão Social

O Grupo Meio Norte de Comunicação mostrou importantes iniciativas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 21h30

Ceir é o grande campeão do Prêmio Piauí de Inclusão Social

O anúncio do grande prêmio do vencedor foi feito pelo jornalista Rivanildo Feitosa que premiou o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que conquistou o bicampeonato no Prêmio Piauí de Inclusão Social, na categoria “governamental”. Desta vez com a Clínica de Microcefalia, que tem sido fundamental para o tratamento da doença no Estado. Em 2013 a instituição já havia recebido o prêmio principal, obtendo destaque com o projeto Reabilitação Desportiva.

A Clínica de Microcefalia existe desde março de 2016, após o surto de arboviroses que desencadeou o aumento consistente de casos da doença. Nesta clínica, os pacientes e a família recebem todo o apoio necessário para ter uma vida normal, mesmo com as limitações que a doença pode ocasionar devido à má formação.

Com uma equipe multidisciplinar, que oferece serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudilogia, psicologia, assistente social e funcionando em horário especial, a Clínica de Microcefalia tem atendimento padrão, com profissionais capacitados.

As crianças encaminhadas para a Clínica de Microcefalia participam do programa de intervenção, que não só trata os possíveis atrasos no desenvolvimento psicomotor, como tante dispõe de cursos para que os pais criem vínculos ainda mais fortes com os filhos e aceitem a condição em que elas se encontram.

Esses grupos são separados por faixa etária, de modo que as atividades possam ser desenvolvidas da melhor maneira possível. Atualmente, a Clínica de Microcefalia dispõe de 20 profissionais, com competência para atender até 200 crianças.

A Presidente do Grupo Meio Norte de Comunicação, Lívia Guimarães, discursou bastante emocionada e agradeceu a presença daqueles que se comprometem com o bem. "Chegamos a um momento elevado na sua 12ª edição com a nítida sensação de dever cumprido, conseguir avanços e perseverar nas dificuldades, mas especialmente de ser fraterno e solidário, temos vivido tempos difíceis, cercados de muitas violências uma onda de pessimismo que alimenta nosso cotidiano, temos a nossa frente um verdadeiro desafio com belos exemplos exibidos durante esses meses pelos veículos que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação. Todo ano temos nos reunido para aplaudir aqueles que dedicam as suas vidas a gerar emprego, valorizar o ser humano, a proteger as crianças e os jovens, a cuidar de idosos, abraçar a cooperação entre as pessoas. E continuar sonhando com justiça e em estar sempre crescente para o nosso povo, nos sentimos muito honrados em poder promover esse momento de instituições que fazem ações relevantes", afirmou.

O governador do Estado, Wellington Dias, encerrou a solenidade discursando sobre a importância de patrocinar eventos como esse no Piauí. "A gente patrocina vários eventos, então como não apoiar campeonatos do bem como esse? Nós temos intolerância, tantas coisas ruins que acontecem no dia a dia, acaba passando a impressão que não tem jeito, a gente abre os meios de comunicação e encontra coisas ruins, mas naquilo que vocês fizeram e fazem existe uma esperança, a gente tem que perceber que nem tudo esta perdido, por isso que o Estado é parceiro do sistema nesse trabalho, quero agradecer a presença de todos, eu não queria estar em uma mesa de julgamento diante dessas grandes organizações, cada um que chegou aqui chegou com um mérito, com uma capacidade muito grande. Eu só tenho que agradecer os que atuam na área pública, no setor privado e fazem história nesse campeonato do bem", afirmou.

Atualizado às 20h55

ENTREGA DE PRÊMIOS

A grande vencedora da 'Categoria Empresa' foi anunciado pela apresentadora Karla Berger, que foi entregue pela secretária de educação Rejane Dias à Virna Barros para Devry Facid. "Hoje nós atendemos cerca de 86 idosos na Facid e é um trabalho muito prazeroso. Gostaria de agradecer porque esse é um grande incentivo para nós professores e para todos nossos alunos", disse.

A apresentadora Lia Formiga anunciou que o 'Serviço Social Assistencial Raio de Luz' foi o grande vencedor da categoria 'Não Governamental', com o prêmio sendo entregue pelo secretário Merlong Solano à Amparo Machado.

"É uma imensa alegria receber esse presente, nós acreditamos que a criança e o adolescente tem um papel muito importante na sociedade. A gente foi percebendo ano passado que muitos começaram se envolver com modalidades esportivas, culturais, é com muita alegria que agradecemos a Deus esse prêmio maravilhoso, que é disseminar o bem. A gente pede a Deus que essa semente do bem possa continuar, vamos reforçar nossas energias para vencer os desafios e esse projeto", declarou.

O vencedor da 'Categoria Governamental' foi anunciada pelo apresentador  Ieldyson Vasconcelos, onde a 'Clinica de Microcefalia da Fundação Reabilitar', foi a escolhida tendo o discurso de Benjamin Vale. "Se existem heróis são as famílias dessas pessoas principalmente as mães que são dedicadas a essas crianças, nós apenas tentamos apoiá-las no que é possível, agradecemos os nossos profissionais e caminharemos juntos nessa longa luta, recebemos essas crianças e ainda seguiremos por três anos no mínimo que é a sequência no acompanhamento da visão, audição, na tentativa de diminuir o sofrimento causado pelo mosquito. Nós somos homens de coragem e aqueles que tem coragem começam a caminhar", falou Benjamin acompanhado do Dr. José Alencar.

O humorista Amauri Jucá anunciou o vencedor da 'Categoria Ação Individual' que foi entregue pelo deputado Themistocles Filho. O grande vencedor da noite foi o 'Projeto Salve a Serra' representado pelo jovem empreendedor Eky Barradas.

"Nós somos jovens empreendedores sociais, a gente quer muito desenvolver, ajudar a gerar esse marketing para o Estado seja nacional, ou internacional, a gente quer que o parque se sustente e que mais iniciativas surjam, inclusive estamos disponíveis para conversar sobre a iniciativa. Foi uma iniciativa focada em pontos específicos, tornar a causa sustentável e o excedente vai sempre para o parque, a gente cria uma plataforma para conectar o usuário que quer ajudar o parque a sair dessa situação emergencial. A gente sabe que isso não resolve a situação, mas esperamos criar uma nova etapa desta campanha com financiamento coletivo para empreendedores locais da região de São Raimundo Nonato e melhorar os serviços locais. Somos pequenos mas queremos fazer coisas grandes", afirmou Eky.

O vencedor da 'Categoria Associação' foi a 'Biblioteca Sustentável - Grupo Luz' onde a voluntária Flaviane Tajra. "Nós estamos muito felizes por ganhar esse prêmio, é um trabalho de formiguinha que temos dificuldades, questões financeiras, mas com ajuda da própria comunidade nós estamos conseguindo. A gente tem sorte porque existem pessoas boas no mundo que ajudam, nos dão apoio, posso dizer que temos apoio do Brasil todo, conseguimos receber ajuda de vários estados, a biblioteca ainda não está concluída, faltam alguns acabamentos, estamos querendo receber mais livros, mas já é um começo", disse.

Atualizado às 20h45

MENÇÕES HONROSAS

A apresentadora Raquel Dias entregou a segunda menção honrosa da noite que foi para o Instituto Dom Barreto onde a professora Stela Rangel recebeu o prêmio.

"Quero agradecer de coração, nós fazemos nosso trabalho com muito amor e dedicação. Essa menção honrosa ficará guardada com carinho e será uma inspiração para que possamos ser mais dedicados em colaborar com  a educação do Piauí", afirmou.

A terceira menção honrosa foi anunciado pela apresentadora Idria Portela e destinada ao Instituto Qualidade de Ensino (IQE).

"Nós nos sentimos muito honrados em receber esse prêmio, ele acima de tudo reforça a nossa convicção de que a melhor maneira de se incluir como cidadãos passa por educação de qualidade e educação pode ser obtida por um professor motivado em sala de aula e através de processos gerenciais estruturados nas escolas. Isso mostra que o IQE esta no caminho certo e com muito orgulho contribuindo para a educação do estado", disse José Gayoso.

Atualizado às 20h20

O Prêmio Piauí de Inclusão Social é responsável por divulgar iniciativas que mudam a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso a educação e ao mercado de trabalho e inclusão social. Na sua 12º edição, o Prêmio conta com o apoio do Governo do Estado, parceiro desde as primeiras edições do evento. A solenidade deu inicio com a entrega de três menções honrosas.

A primeira foi para a Secretaria Estadual da Educação do Estado, onde a deputada federal Rejane Dias recebeu o prêmio das mãos do jornalista Arimatea Carvalho.

"Me pegou de surpresa mas é com uma alegria muito grande a gente poder receber essa honraria, eu quero dividir essa alegria com todos que fazem a Secretaria de Educação, com todos nossos professores, técnicos que fazem com muito amor, por isso que os frutos aparecem e o pré-enem na verdade nasceu de experiências que nós fomos buscar em outros estados, fomos inovando em algumas ações e entre elas podemos dizer o passe livre, onde possibilitamos que mais de 10 mil alunos pudessem fazer a prova no dia e isso é muito importante porque os alunos deixavam de fazer a prova porque não tinham nem vale transporte, tanto é que o estado do Piauí foi o estado com maior presença de alunos no Enem do país, e o destaque também com relação aos detentos, o Piauí com relação ao numero de detentos comparado aos outros estados é o que tem mais detentos estudando no país, mas foi importante porque levamos revisões para lá também. É com um coração muito grato sabendo que cada vez mais aumenta nossa responsabilidade", declarou.

Atualizado às 19h45

Os 27 concorrentes do 12º Prêmio de Inclusão Social se encontram no auditório do Blue Tree Rio Poty Hotel para esperar o inicio da premiação na noite desta quinta-feira (26), que tem a transmissão da Rede Meio Norte e cobertura do Jornal Meio Norte e em tempo real pelo meionorte.com e jornal.meionorte.com

O julgamento das experiências ficou a cargo de uma Comissão Julgadora formada por membros e integrantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte), Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sest/Senat, e Sesc/Senac.

Confira a cobertura completa do 12° Prêmio Piauí de Inclusão Social

Na noite desta quinta-feira (26/01), as melhores iniciativas piauienses do ano de 2016, na área de inclusão social vão receber o Prêmio Piauí de Inclusão Social, no auditório do Blue Tree Rio Poty Hotel. O evento, que está na sua 12ª edição, será comandado pela jornalista Maia Veloso.

Ao longo de todo ano, o Grupo Meio Norte de Comunicação mostrou importantes iniciativas voltadas para a busca da inclusão social, tanto em Teresina como em outros municípios do Estado. Elas foram apresentadas aos leitores e telespectadores através de matérias especiais veiculadas no Jornal Meio Norte, Meio Norte Online, no meionorte.com e na Rede Meio Norte, às quintas-feiras, no período de 19 de maio de 2016 a 17 de novembro do mesmo ano.

Entre as 27 iniciativas que concorreram ao prêmio, foram escolhidas uma de cada categoria, totalizando as cinco que receberão o Troféu de Inclusão Social na noite de hoje. O prêmio é oferecido às categorias Empresas, Organizações Governamentais, Organizações Não Governamentais, Cooperativas/Associações e Empreendedores Individuais. Além dos prêmios conferidos às 5 categorias fixadas no regulamento, também serão agraciadas, com Menção Honrosa, pessoas e instituições que sejam reconhecidas como executores permanentes de inclusão e de promoção humana no estado do Piauí.






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES