Confira a previsão do tempo em todo o país no feriado de Tiradentes

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas do Norte ao Centro-Oeste do país

Confira a previsão do tempo em todo o país no feriado de Tiradentes | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 21 de abril, Feriado de Tiradentes, uma frente fria encontra-se no sul da Bahia e estimula a formação de nuvens carregadas em quase todas as áreas da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Uma forte massa de ar frio de origem polar que acompanha a frente fria causa baixas temperaturas no amanhecer e à noite nos estados do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Embora amenizada, essa massa de ar frio é sentida em regiões como Cuiabá, sul de Rondônia, Espírito Santo e leste de Minas.

As áreas de instabilidade provocam chuvas intensas em várias regiões do Norte e Nordeste do país. A Zona de Convergência Intertropical está ativa na costa norte do Brasil, transportando nuvens de chuva para a faixa entre o Amapá e o Ceará.

Região Sul

O Sul do Brasil ainda sofre com a atuação do ar frio de origem polar, mantendo as temperaturas baixas. O amanhecer é gelado e há previsão de temperaturas negativas na serra gaúcha e catarinense, além da possibilidade também no sul do Paraná.

Nessa manhã, foi registrada geada na serra gaúcha, nos planaltos e serra de Santa Catarina e no sul do Paraná. As capitais Florianópolis e Curitiba podem quebrar novos recordes de frio para o ano de 2023.

Apesar do sol predominar na maior parte da Região Sul, a nebulosidade aumenta no leste do Paraná ao longo do dia e há possibilidade de chuva fraca no litoral. O feriado em Curitiba deve terminar com céu nublado e chuviscos.

Região Sudeste

Uma frente fria presente no sul da Bahia afeta o norte e noroeste de Minas Gerais e o Espírito Santo, onde há previsão de chuva forte. No entanto, a chuva deve diminuir durante a tarde nas regiões do Vale do Jequitinhonha e norte capixaba, restando apenas chuviscos para a noite.

Já em outras áreas do Sudeste, como a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o Rio de Janeiro, o tempo será úmido, com muitas nuvens, mas o sol pode aparecer um pouco. As temperaturas serão amenas.

Na Serra da Mantiqueira, a previsão é de muito sol, mas com possibilidade de geada no Sul de Minas e em Campos do Jordão. No litoral sul de São Paulo, pode ocorrer chuva fraca ao longo do dia. Em geral, as outras áreas do Sudeste passarão o feriado com muito sol e tempo seco.

Região Centro-Oeste

Neste feriado, o Centro-Oeste do Brasil é influenciado pelo ar seco e frio de origem polar, que reduz a umidade do ar na maior parte da Região. O sol predomina e não há risco de chuva na maioria das áreas.

Apenas algumas pancadas de chuva são esperadas no norte e nordeste de Mato Grosso, em Goiânia e no centro-norte de Goiás, e no Distrito Federal.

No sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem chegar a 10°C ao amanhecer, enquanto Campo Grande e Cuiabá podem registrar recordes de frio para 2023.

Região Nordeste

Nesta sexta-feira, a presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia ajuda a aumentar a chuva sobre o Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical ainda leva nuvens de chuva para a costa norte da Região.

O feriado segue nublado e com chuva que pode ser forte no Sul da Bahia. Pancadas de chuva e raios ocorrem nas demais regiões baianas, exceto na divisa com Alagoas e Sergipe.

Pancadas de chuva e períodos com sol continuam frequentes, e podem ser moderadas a fortes sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, no sertão de Pernambuco. No Rio Grande do Norte e na faixa litorânea da Paraíba, a Sergipe, o sol aparece forte, mas pode chover rapidamente. 

Sol forte nas áreas de sertão, exceto do oeste de Pernambuco.

Região Norte

Áreas de instabilidade ainda se formam sobre a Região Norte do Brasil, causando grande quantidade de nuvens carregadas em todos os estados. A alta umidade do ar e o calor favorecem a ocorrência de chuvas, além da ativação da Zona de Convergência Intertropical na costa norte.

Em praticamente toda a Região Norte, são esperadas pancadas de chuva com raios frequentes, podendo ser moderadas a fortes, intercaladas com períodos de sol. A exceção fica por conta do leste do Acre, onde se encontra a capital Rio Branco, e do sul e oeste de Rondônia, onde a chuva deve ser menos intensa. Roraima e Amazonas devem ter as maiores quantidades de precipitação.

Com informações do Clima Tempo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES