Confira as orientações da Arquidiocese de Teresina para a Semana Santa

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração

igreja | igreja
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Arquidiocese de Teresina, por meio da Comissão de Liturgia, disponibilizou orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia da COVID-19. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

Igreja (Foto: Arquidicese)

No Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa. Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.

Todas as recomendações estão disponíveis aqui.

Padre explica o significado de cada dia da Semana Santa

Com início no Domingo de Ramos e término na Páscoa, a Semana Santa prepara os católicos para vivenciarem a maior celebração da Igreja, a ressurreição de Jesus Cristo. “Na Semana Santa nós cristãos temos a graça de poder celebrar os principais mistérios da vida de Cristo, a sua paixão, a sua morte e a sua ressurreição. Por isso, nós nos preparamos durante toda a Quaresma que faz parte desse tempo com a intenção de um coração purificado, um coração renovado para poder alcançar de modo mais profundo os bens espirituais que a Semana Santa nos oferece e deixá-lo frutificar no dia-a-dia da vida”, explica o Padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores.

No Domingo de Ramos, a igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. “Messias esperado agora entra triunfante em Jerusalém e é aclamado por todo o povo”, ressalta o padre. E na segunda-feira, a Arquidiocese de Teresina realiza a celebração crismal. “Uma celebração com caráter festivo, com os padres que fazem a renovação das suas promessas sacerdotais, mas também com a participação inequívoca do povo, dos fiéis que também exercem de alguma forma o sacerdócio comum de todos os fiéis”, explicou.

Iniciando o Tríduo Pascal, na Quinta-Feira Santa é celebrada a Instituição da Eucaristia. “Cristo se dá ao mundo como alimento, alimento que traz vida nova, alimento que traz a vida eterna como Ele mesmo diz no evangelho de João ‘Quem comer deste pão e beber deste cálice não morrerá mas terá a vida eterna’”, explicou padre Klebert. Neste dia também é celebrada a instituição do sacerdócio ministerial.

Já na Sexta-Feira Santa é celebrada a Paixão do Senhor, o ato de sacrifício redentor na cruz, e no Sábado Santo a Solene Vigília Pascal, que é o centro de todo o ano litúrgico. “Cristo que muitas vezes anunciou a sua morte, todas as vezes anunciou também a sua ressurreição e nós celebramos exatamente no Sábado Santo”, destacou. No domingo, o dia do Senhor, os cristãos se alegram pela ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre a cruz.

Confira a programação da Catedral de Nossa Senhora das Dores:

Domingo – 28.03.21

07h30 – Missa de Ramos (presidida por Dom Jacinto Brito)

17h – Missa de Ramos

Segunda-feira – 29.03.21

18h – Missa do Crisma (presidida por Dom Jacinto Brito)

Quinta-Feira Santa – 01.04.21

18h – Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sexta-Feira Santa – 02.04.21

15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)

Sábado – 03.04.21

19h00 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)

Domingo – 04.04.21

7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa

18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES