Confira como vai funcionar comércio no fim de semana em Teresina

O funcionamento no sábado (8) possibilita que as pessoas escolham os melhores horários para fazer as compras e fugir dos momentos de maior fluxo.

comercio | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com a crise sanitária enfrentada pelo Brasil, o comércio espera realizar boas vendas para o Dia das Mães em Teresina. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertuliano Passos, a expectativa para este ano é de aumento do volume de vendas. "Vamos abrir as lojas até à véspera do Dia das Mães e acredito que faremos bons negócios", disse.

O governo do Piauí publicou decreto autorizando o comércio a funcionar no sábado (8), véspera do Dia das Mães até às 17h e bares e restaurantes até 22h. A partir das 23h do dia 8 de maio até as 24h do dia 9 de maio, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. No domingo (8), o comércio podem funcionar no formato delivery ou drive trhu. 

O empresário diz que não há como estipular de quanto será o aumento do volume de vendas. Mas a perspectiva é de que seja melhor que os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. O momento agora é de esperança. Tertuliano afirma que no ano passado, o consumidor estava mais capitalizado. O auxílio emergencial era mais robusto que o atual. Hoje, segundo ele, apesar da crise financeira ser maior e o desemprego ter aumentado, o Dia das Mães é uma data em que o comércio é aquecido. 

Tertuliano Passos, presidente do Sindilojas Piauí - Foto: Divulgação

"O filho sempre faz esforço para presentear a mãe", diz o empresário, que acredita que no aquecimento do comércio, o que considera um alento para o futuro da atividade, com a perspectiva que possa trazer o emprego de volta. Segundo Tertuliano, Teresina é uma cidade eminentemente comercial e com um comércio forte há mudança na indústria que também começa a produzir e contratar mais. "Tudo passa pela atividade comercial", conta.

O presidente do Sindilojas diz que não pode projetar qual a estimativa do volume de vendas. "Queremos vender um pouco mais do que vendemos nos meses anteriores", diz, comentando que os dias em que as lojas ficam fechadas reduzem drasticamente as vendas, pois o consumidor não antecipa sua compra. "A compra e a venda são oportunidades, o consumidor verifica o que está aberto e resolve comprar", diz.

Medidas restritas no domingo (9), Dia das Mães

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

Farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

Oficinas mecânicas e borracharias;

Lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes;

Postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

Hotéis com atendimento exclusivo dos hóspedes;

Distribuidoras e transportadoras;

Serviços de segurança pública e vigilância;

Serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

Serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

Serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;

Serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

Agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

Bancos e lotéricas;

Templo, igrejas, centros espíritas e terreiros.

Neste período também fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos ou de circulação pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES