Decreto autoriza retomada do setor de automóveis e oficinas no Piauí

O Governo do Estado publicou o decreto relativo aos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19 para […]

Oficina de automóveis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado publicou o decreto relativo aos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19 para o setor automobilístico – segmento comércio e reparação de veículos automotores. É um dos setores autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira (6), após mais de três meses fechado.

As empresas só poderão funcionar se atenderem às condições dos protocolos específicos e o protocolo geral de recomendações higiênicas e sanitárias. Para iniciar o funcionamento, o estabelecimento é obrigado a apresentar o Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19. A apresentação se dará em meio virtual com a inserção do Plano de Segurança no site Pro Piauí, no link propiaui.pi.gov.br.

Setor de automóveis e oficinas são autorizados a funcionar após 3 meses fechado no Piauí - Foto: Divulgação

O setor terá que atender algumas exigências, como manter distância de dois metros entre os clientes e os funcionários, atendimento individual (sem acúmulo de pessoas da mesma da família para efetivar a comprar do veículo) e agendado previamente.

O test drive, se necessário, deverá ser realizado, preferencialmente, de forma individual. Caso vá um trabalhador junto, o profissional e o cliente deverão usar a máscara de proteção facial. Além disso, o veículo deve ser higienizado.

As empresas devem evitar aglomeração de clientes na sala de espera, retirar itens de fácil compartilhamento como revistas, jornais, brinquedos e jogos infantis. Evitar a distribuição de cartão de visita impresso, dando preferência ao virtual. Evitar eventos promocionais de venda de veículos que promova aglomerações de pessoas.

No segmento de manutenção e reparos de veículos, as empresas devem adotar agendamento de serviços pelo telefone ou aplicativos de mensagens instantâneas. Além disso, as informações e orçamentos também devem ser disponibilizados via telefone ou aplicativos de mensagens para diminuir o tempo de permanência dos proprietários no estabelecimento.

Orientar o trabalhador da oficina a evitar o compartilhamento de ferramentas, quando não for possível realizar a desinfecção antes do uso por cada trabalhador. Clientes e trabalhadores devem usar máscaras e demais EPIs necessários ao processo de trabalho e proteção à Covid-19.

Evitar servir café, chá ou outro tipo de bebida, além de balas e doces para degustação por meio do autosserviço, de modo a evitar a contaminação cruzada.

Confira todos os detalhes do decreto aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES