Confira estratégias para realizar as provas do Enem aplicadas nesse fim de semana

Professores e alunos destacam, na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio, quais são as principais ações para realizar uma prova. Cuidar da saúde e descansar estão entre essas dicas

Enem | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

E falta apenas um dia para que estudantes de todo o Brasil realizem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que serão aplicadas neste final de semana, 8 e 9 de novembro. O número de candidatos inscritos no país é de mais de 8,7 milhões, que representa em relação ao Enem 2013 um aumento de 21,6%.

Já no Nordeste, foram contabilizados mais de 2,8 milhões candidatos inscritos e no Piauí são mais 190 mil inscritos, cujo aumento é de 15,36% em relação à edição passada. Enquanto isso, professores e alunos continuam na expectativa em busca de melhores estratégias e, consequentemente, melhores resultados no dia da execução do exame.

De acordo com Denis Carvalho, psicólogo e professor da UFPI, nas vésperas das provas, o ideal é atentar para o bem-estar da mente e do corpo, além de buscar se divertir de maneira saudável. “Há duas formas de preparação, uma delas é dormir bem, pois com a memória ativa e descansada, ajuda bastante a assimilar as informações e interpretar melhor.

E a outra é cuidar da saúde, fazendo refeições regulares e evitar atividades físicas que tragam riscos de contusão ou dores musculares. Além de relaxar a mente, se divertindo de maneira saudável. Assistir a filmes é uma boa opção”, sugere o psicólogo.

Conforme o profissional, o candidato deve ter cuidado com o tipo de alimentação e com a ansiedade, que podem gerar prejuízos desnecessários para os dias de prova. “Para quem está ansioso, não é recomendável ingerir doces, chocolates e refrigerantes, pois esses alimentos podem provocar um afrouxamento do intestino ou mesmo gerar uma intolerância estomacal.

O ideal é procurar se hidratar, com água ou sucos naturais, frutas de fácil manuseio ou até castanha de caju, que ajudam nas necessidades alimentares do momento”.

O psicólogo e professor sugere, ainda, uma estratégia que contribui para melhores resultados, durante a resolução das questões. “Para a mente, é interessante que o aluno, após fazer uma leitura geral da prova, mapeie uma sequência de questões com níveis de resolução variados, iniciando com as de nível fácil, passando pelo médio e após as de nível difícil.

Pois ele não precisa seguir a sequência sugerida pelo exame. Com isso, aumenta a autoestima do mesmo para dar prosseguimento à prova.

Estudantes recomendam dicas para responder as provas

O estudante Daniel Nascimento, 18, recomenda a estratégia de revezamento por áreas de conhecimento.

"Não sigo as questões na ordem em que estão, vou revezando por áreas, faço umas de humanas e depois algumas de natureza. Fico alternando até concluir a prova", explica o estudante, que além de frequentar o colégio, estuda em média 6h em casa.

Já o candidato Matheus Lemos, 18, que faz o Enem pela terceira vez para Medicina, utiliza uma estratégia diferente, apenas no segundo dia, com a redação.

"No primeiro dia sigo a ordem proposta, já no segundo dia, faço primeiro a redação, que para mim é o mais importante, e depois faço na sequência normal, se tiver muita dificuldade em alguma questão, deixo ela por último, para não perder tempo", revela o estudante que teve rotina intensa de estudos, na qual resolvia 15 questões por dia, das mais variadas áreas, e ainda praticava três redações por semana.

Para a estudante Tainara Nascimento, 17, que fará pela primeira vez o exame, a estratégia é realizar leituras com atenção. "Venho me preparando desde o início do ano, apesar de ser treineira, a estratégia que uso é ler com muita atenção as perguntas e tento entender o que elas pedem.

Além de pegar por áreas com que mais tenho afinidade", comenta a estudante que pretende passar para o curso de Direito ou Medicina.

Ciências Exatas e Naturais são áreas de maior dificuldade

O professor Gilberto Campelo destaca que a área de maior dificuldade dos estudantes, em geral, é Ciências Exatas e Ciências Naturais, em razão de alunos não terem boa base educacional em séries iniciais. "As áreas de Ciências Exatas e Natureza são áreas que, geralmente, eles demonstram mais dificuldade.

Isso se dá por problemas na base educacional, lá no ensino fundamental ou nas duas primeiras do médio. E para que essas dificuldades sejam sanadas, são necessárias aulas de reforço, cursos básicos, mas vai depender, principalmente, do esforço individual do aluno", afirma o professor.

O professor, todo ano, faz uma lista de sugestões de possíveis temas de redações aos seus alunos, para melhor orientá-los. "Tenho várias sugestões, acredito que pode cair a lei sobre antifumo; o lixo, como fator de preservação ambiental e como qualidade de vida; o racismo, como um problema social e político; a mulher no mercado de trabalho, pois nos últimos tempos, mulheres têm assumido chefias de grandes cargos; a lei da ficha limpa e também o marco civil na internet, que regulamenta os aspectos importantes do uso da internet no país. Todas de caráter social"

As provas, no primeiro dia de aplicação, terão duração de 4h30, e serão as de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, com duração de 5h30, serão realizadas provas com questões de Matemática, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e ainda a Redação. Os portões de acesso serão abertos, pontualmente, às 12h, e fechados às 13h, segundo o horário de Brasília.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES