Confira lista com 10 temas que poderão cair na redação do Enem 2014

Redação Enem 2014: Saiba quais temas poderão ser abordados no exame

Enem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos próximos dias 8 e 9 de novembro, mais de 8,7 milhões de candidatos irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o território brasileiro, buscando uma vaga em instituições de ensino superior públicas, como universidades e institutos federais.

Uma boa média final também pode garantir aos interessados o acesso a programas como o Universidade para Todos (ProUni), o Ciência sem Fronteiras e o Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A prova de Redação será realizada no segundo dia de provas, tendo cada aluno o tempo total para a realização de 5 horas e meia. Segundo o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do Enem, a redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma temática de ordem política, social ou cultural.

Confira os temas de todas as edições do Enem, de 1998 até 2013:

1998 - "Viver e aprender"
1999 - "Cidadania e participação social"
2000 - "Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?"
2001 - "“Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?"
2002 - "O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?"
2003 - "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?"
2004 - "Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
2005 - "Trabalho infantil no Brasil"
2006 - "O Poder de Transformação da Leitura"
2007 - "O Desafio de se Conviver com a Diferença"
2008 - "Como preservar a floresta Amazônica”
2009 - "O indivíduo frente à ética nacional”
2010 - "O trabalho na construção da dignidade humana"
2011 - "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
2012 - “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
2013 - "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil"

Terá a prova zerada o candidato que: não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; entregar a folha de redação sem texto escrito; escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo; escrever impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação; desrespeitar os direitos humanos; escrever parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Cabe ressaltar que a nota máxima da redação é de 1000 pontos, podendo a universidade que utilizar o exame como vestibular realizar dois tipos de cálculo para definir a nota final.

Crise política na Ucrânia

A grave crise política na qual a Ucrânia está mergulhada teve início em novembro de 2013, quando o presidente Viktor Yanukovich recusou-se a assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia, preferindo manter um alinhamento político-econômico com a Rússia. Tal fato desencadeou uma série de protestos entre manifestantes pró-Europa e ativistas pró-Rússia, a renúncia do presidente, a convocação de novas eleições, a invasão da Rússia na Crimeia, e finalmente, conflitos armados entre separatistas (apoiados pela Rússia) e forças militares ucranianas.

Copa do Mundo no Brasil

A realização da Copa do Mundo no Brasil suscitou, à princípio, uma série de questionamentos sobre as condições do País organizar a competição. Os protestos anti-Copa, registrados em todo o território nacional, aos poucos, porém, foram dando espaço para a euforia causada pelo início da competição, cuja organização acabou mostrando-se bem-sucedida. Ao término do evento, ficou o questionamento sobre qual foi o seu real legado para o País.

Aprovação do Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff em abril. A lei funciona como uma "constituição" para o uso da internet no Brasil, estabelecendo princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e empresas. Um dos principais pilares do Marco Civil é a chamada neutralidade da rede.

Estado Islâmico

O Estado Islâmico (Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria) é uma organização jihadista sunita que atua no Oriente Médio, em um território que abrange vastas porções do Iraque e da Síria, chamada pelos integrantes do grupo de "Califado", sendo o seu líder máximo, Abu Bakr al-Baghdadi, chamado de "califa". É considerada uma organização terrorista pela ONU e por vários países do Ocidente. Atualmente, é combatida com ataques aéreos por uma coalizão militar liderada pelos EUA.

Epidemia de Ebola

A África Ocidental vive, atualmente, o maior surto de Ebola da história, sendo a Libéria, a República de Guiné e Serra Leoa os países mais atingidos. Outros países africanos, como Mali, Senegal e Nigéria também tiveram casos confirmados, assim como Espanha e Estados Unidos. A doença é extremamente grave e leva quase 90% de seus portadores à morte - segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados 13.703 casos e 4.920 mortes até o dia 30 de outubro.

Racismo no futebol

Casos de racismo no futebol foram recorrentes em 2014, tanto na Europa como no Brasil. Um dos casos mais emblemáticos se deu com o goleiro Aranha, do Santos, em uma partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Outros atletas, como Tinga, Arouca e Daniel Alves também foram vítimas de ofensas racistas em estádios de futebol.

Crise hídrica em São Paulo

A pior estiagem ocorrida em São Paulo desde 1953, somada à falta de investimentos do governo paulista no gerenciamento da crise hídrica fez com que a população sofresse com a falta de água em diversas cidades do Estado. Atualmente, a principal fonte de captação de água da Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira, já usa a 2ª cota do chamado "volume morto" e, segundo o Instituto Datafolha, 67% dos paulistanos já sofrem com a falta d’água.

Eleições 2014

Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) travaram a eleição presidencial disputada da história da República brasileira. Depois de um primeiro turno em que o tucano acabou ultrapassando a candidata Marina Silva, do PSB, na reta final, o segundo turno viu uma disputa voto a voto entre a petista, que tentava a reeleição, e o senador mineiro. Com o fim das apurações, Dilma ficou apenas 3,2% à frente de Aécio (pouco mais de 3 milhões de votos).

Os rolezinhos

Os 'rolezinhos' como foram denominados os encontros de jovens da periferia de São Paulo, marcados pelas redes sociais, em shoppings paulistanos tornaram-se um fenômeno social que colocaram em questão temas como a exclusão social e a entrada de uma parcela da população na sociedade de consumo. Questões como o "apartheid social" e o uso de espaços privados como centros de convívio social - à princípio "fechados" para uma determinada "elite - também ganharam relevância.

Conflito em Gaza

Em junho de 2014, o sequestro e assassinato de três judeus na Cisjordânia, atribuído por Israel ao Hamas, seguido da morte de um palestino por extremistas judeus deflagrou uma escalada de violência na Faixa de Gaza que culminou com a morte de mais de 2.200 palestinos e 73 israelenses.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES