Confira sete dicas de como falar com filhos sobre ameaças a escolas

Antes de conversar com os filhos, busque se informar sobre o assunto em fontes confiáveis

Confira sete dicas de como falar com filhos sobre ameaças a escolas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Laura Mattos - FolhaPress

Como os pais devem lidar com as crianças e os adolescentes nestes dias em que paira o medo da violência nas escolas?

Nesta quinta (20), em meio a uma onda de boatos e disseminação de conteúdos falsos sobre supostos ataques, colégios e redes de ensino tentam tranquilizar os pais e mantêm as atividades, enquanto outros optaram por adiar provas ou promover rodas de conversas para acalmar os ânimos.

Elvira Pimentel e Cleo Garcia, pesquisadoras do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral), da Unicamp, que estuda os conflitos nas escolas, elaboraram sugestões.

MEDO É NATURAL

É preciso reconhecer que somos humanos, é natural sentirmos medo e insegurança. A partir desse olhar para nós mesmos, devemos buscar formas de lidar com o nosso medo para poder acolher o medo da criança e do adolescente. Se for preciso, busque apoio de outros membros da família, de amigos, da própria escola e de profissionais da saúde mental.

Está muito abalado? Avalie se, nesse momento, não é melhor uma outra pessoa da família conversar com suas crianças para tirar as dúvidas.

BUSQUE INFORMAÇÕES

Antes de conversar com os filhos, busque se informar sobre o assunto em fontes confiáveis, como reportagens e programas que entrevistam e trazem informações de especialistas nessa área.

RESPEITE OS LIMITES DA CRIANÇA

Não compartilhe angústia ou informações além do que a criança consegue assimilar. Ela precisa se sentir segura e protegida e passar a ela informações demais sobre ataques vai gerar medo e ansiedade.

E como abordar? O assunto deve ser tratado na mesma proporção da demanda que a criança traz, se ela viu em algum lugar, se coleguinhas comentaram, por exemplo

- Crianças menores: responder às perguntas que a criança fizer, respeitando a idade, com palavras fáceis de entendimento, validando o sentimento que eles trazem

- Adolescentes: considerando a idade e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, a ideia pode ser trazida num momento de conversa da família, tanto pelo próprio jovem como por algum familiar

CONSTRUA RELAÇÃO DE SEGURANÇA COM A ESCOLA

Reforce a ideia de segurança na escola e nas interações que a criança têm no dia a dia que os fazem se sentir seguros. Mantenha a escola informada se a criança estiver com medo ou ansiedade, para que ela possam ser acolhida lá também

CONVERSE SOBRE REDES, JOGOS E DISCURSO DE ÓDIO

Com adolescentes, busque orientar para a dimensão desse problema e principalmente para os pontos de atenção com relação às comunidades, grupos, chats de subcultura extremista e veiculação de discurso de ódio

Mas cuidado com a 'palestrinha'. Promova, em vez disso, diálogo, escuta e descobertas. A ideia não é confrontar e passar sermão, mas trazer a conversa com calma, com confiança para que a criança ou adolescente se interesse e não se afaste.

NÃO ESCONDA

Não faça de conta que isso não existe, na linha "é melhor que ele nem saiba"; ele saberá, sim, por outras fontes que podem nem ser tão confiáveis e que podem levá-lo ao pânico ou à curiosidade que pode colocá-lo em risco.

ORIENTE A BUSCAR AJUDA

Ensine a não desprezar informações que sejam veiculadas por colegas –tanto de ameaça contra a própria vida quanto ao bem-estar do grupo, para que ele entenda que pode sempre buscar ajuda dos adultos, seja na família ou na escola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES