Congresso Científico aborda temas inovadores

Público prestigiou palestra do professor Adriano Loureiro.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) teve continuidade na tarde desta quinta-feira, 30, no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com quatro cursos e os temas mais atuais da área.

 Entre os cursos de destaque, “Iniciação desportiva na corrida de rua”, ministrado pelo professor especialista Maurício Francisco de Oliveira Pacheco, que destacou a corrida de rua como um esporte em ascensão em Teresina. “O tema que escolhi é para dar um pontapé na proposta de passar informações para os alunos a respeito de tudo o que acontece no atendimento de um atleta na assessoria esportiva, no cronograma de treinamento, análises e avaliações sobre pontos favoráveis ou não para os corredores”.

Organizador de corridas, Mauricio Pacheco destaca que hoje existem pelo menos 30 provas de rua em Teresina, por ano. “Um sinal de que há muitos treinadores e atletas se dedicando a corrida na capital piauiense”, disse Maurício.

Uma das palestras mais prestigiadas da tarde foi da dupla de professores especialistas, Francisco Filho e Gabriel Silva. Eles falaram sobre: “Treinamento funcional moderno”. Gabriel Silva disse que o treinamento funcional vem de uma vertente da fisioterapia e se funde com o treinamento físico tradicional.

“O funcional pensa em como a sociedade funciona hoje, como ela senta, levanta, as dores que as pessoas têm no dia a dia, quais movimentos errados estão criando estas dores. Ela pensa em que o carro, o escritório e a cadeira estão fazendo para que as pessoas não possam se mexer de forma satisfatória. Já as pessoas que desejam alta performance, o treinamento funcional pensa de forma mais global e com isso potencializa o resultado”, disse o professor, que fez seis cursos sobre a área nos Estados Unidos.

A professora especialista Miryam Brauch ministrou o curso: “Circuito escolar- Movimentando saberes” onde tratou sobre novas práticas dentro da escolas. “Trabalhamos com os alunos o que há de mais moderno nas práticas que o professor deve trabalhar dentro da escola. Práticas de inclusão que favoreçam a afetividade entre os alunos”, disse a professora que fez aula prática com muita música e exercícios e que animaram a tarde dos alunos.

Também foi ministrado o curso: “Exercício físico e emagrecimento”, ministrado pelo professor-doutor Adriano César de Carneiro Loureiro. Mais informações: www.fiep-pi.com.br  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES