Congresso Científico da FIEP:mineira traz curso de psicomotricidade

O curso acontecerá nos dias 24 e 25 de maio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições não param de e o XIII Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – Delegacia Regional do Piauí – FIEP-PI segue confirmando um dos maiores eventos voltados para a melhoria do conhecimento de várias práticas voltadas para o bem-estar do corpo e da mente. Neste ano, 10 cursos de oito horas/aula movimentarão o Setor de Esportes da UFPI, campus Teresina, durante os dias 23 a 26 de maio próximos. Um dos cursos é Psicomotricidade e Práticas Pedagógicas, curso 6, que será ministrado pela professora Marilane de Cáscia Santos, de Minas Gerais.

O curso, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, será voltado para profissionais e estudantes de várias áreas, como pedagogo, terapeuta ocupacional, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiros e professores em geral da Educação infantil, ensino fundamental I e II e nível superior. A Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem baseado no seu próprio corpo e nos movimentos que interagem com o mundo interno e externo. Esta relação de maturação oferece uma grande liberdade de expressão para que cada um adquira e aprimore as capacidades cognitivas, afetivas e sociais.

Segundo a Profª Marilane, “o ser humano não é dono do seu corpo, mas sendo corpo necessita de entendimento de si e do “outro”. Corporeidade sou eu e é você, somos nós que necessitamos de movimento para alcançar o aprendizado. Estes movimentos são necessariamente e obrigatoriamente essenciais para determinação dos processos de controle motor e regulação do sistema nervoso central, que irá constituir-se na base para a aprendizagem, condição de execução e no domínio dos gestos técnicos. Assim a psicomotricidade ajuda o aluno na sala de aula”, descreve ela, que é mestra em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2009), graduada em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2001), graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2014), graduada em Direito pela Faculdade Fadipa (2015), professora pesquisadora da FIEP, membro coordenadora da Sessão Cientifica da Revista Bulletin FIEP, entre outros títulos.

Marilane explica que o curso é importante porque serve para o profissional atuar com pessoas de todas as faixas etárias, sendo a ênfase de 0 a 12 anos, quando estão adquirindo a psicomotricidade, e na terceira idade, quando estão perdendo. “O ser humano necessita de vivências e experiências do seu próprio corpo para formar e estabelecer conceitos de orientação espacial. Caberá ao profissional da Educação Física e de demais áreas dar sentido a este corpo que necessita de pensamento e movimento para aprender a se relacionar e sobreviver neste espaço. As inscrições para o Congresso Piauiense Científico da FIEP Piauí e 13º Encontro Interdisciplinar estão abertas pelo site www.fiep-pi.com.br .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES