Conheça a história da Paróquia São João XXIII e São João Batista

Tesouro para católicos teresinenses, a Paróquia São João XXIII e São João Batista, está completando 50 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem passa pelo bairro São João, zona Leste de Teresina, provavelmente já se deparou com uma igreja cuja fachada expõe a simplicidade em alvenarias amareladas.

Tesouro para católicos teresinenses, a Paróquia São João XXIII e São João Batista, está completando 50 anos e mantém os nobres serviços prestados pela Congregação das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena, conectando pessoas através da fé e do amparo aos que vivem em situação de vulnerabilidade.

Padre Antônio Carlos Nogueira, mais conhecido como Pe. Carlito (Foto: Raissa Morais)

A igreja foi fundada por Dom José Freire Falcão no dia 25 de março de 1973. Inicialmente, a ideia era homenagear o Papa João XXIII, responsável por convocar o Concílio Vaticano II, movimento de modernização da Igreja Católica.

Conheça a história da a Paróquia São João XXIII e São João Batista (Foto: Raissa Morais)

O templo, no entanto, ganhou mais um nome e passou a ter como padroeiro São João Batista, santo considerado o primeiro mártir da Igreja.

Paróquia São João XXIII e São João Batista (Foto: Raissa Morais)“Por ser uma experiência nova, Dom José colocou as Irmãs de Santa Catarina de Sena para cuidarem da paróquia. Como João XXIII não era ainda canonizado, elas e a comunidade desenvolveram a devoção a São João Batista, um santo muito popular”, explica o padre Antônio Carlos Nogueira, mais conhecido como Pe. Carlito.

Durante os primeiros anos da catedral, as irmãs assumiram os trabalhos pastorais, incluindo a realização de casamentos, batizados e condução de projetos que hoje são vistos como herança pela comunidade católica da igreja João XXIII e São João Batista. Em uma época em que igrejas eram majoritariamente entregue a padres, a presença das irmãs ganhou notoriedade na cidade.

Padre Antônio Carlos Nogueira, mais conhecido como Pe. Carlito (Foto: Raissa Morais).“Foi um trabalho do desbravador, praticamente. A igreja foi construída em meio a um coqueiral, não tinha nada do que nós temos hoje. As irmãs se uniram e a paróquia foi desenvolvendo ações de catequese e trabalhos para a população pobre, virando referência de católicos em Teresina", conta o padre.

As irmãs chegaram a instalar um posto de saúde na catedral para atender doentes que necessitavam de assistência médica na capital piauiense.

Paróquia São João XXIII e São João Batista (Foto: Raissa Morais)“Os trabalhos pastorais foram crescendo e a Igreja foi reconstruída, ganhando reformas e ampliação dos seus espaços. O bairro São João ficou muito ligado aos serviços de evangelização e os padres passaram a ajudar na celebração de missas e casamentos”, contou.

Ao longo dos anos, a Igreja passou por muitas reformas que modificaram boa parte da sua estrutura original. A catedral ganhou o dobro do espaço que reúne fiéis durante celebrações que costumam preencher todos os assentos.

“Fui nomeado pároco em 2001, quando começamos as construções de administração, centro de pastoral, casa paroquial, ampliação da igreja, uma caminhada histórica”, explica o padre Carlito.

Os trabalhos desenvolvidos hoje alcançam crianças, adolescentes, jovens e idosos, por meio de grupos com Legião de Marias, Apostolado da Oração, Mãe Rainha e assistência a pobres e doentes.

Paróquia São João XXIII e São João Batista (Foto: Raissa Morais)“Já construímos 11 casas para pessoas que viviam na extrema pobreza. Às vezes, durante visitas, encaramos situações de pessoas vivendo em condições difíceis, onde só cabe a nós ajudar. Com ajuda da comunidade solidária, juntamos forças para deixar essas pessoas mais confortáveis”, conta o padre.

Padre Antônio Carlos Nogueira, mais conhecido como Pe. Carlito (Foto: Raissa Morais)Figura marcante, cuja a história de vida se entrelaça com a fundação da João XXIII e São João Batista, o Pe. Carlito nasceu em Valença do Piauí em 24 de abril de 1963. Aos 19 anos, após ter trabalhado como fotógrafo, entrava no seminário para se tornar padre.

“Nunca brinquei de ser padre na infância. A vontade de fazer parte da igreja cresceu conforme eu me aprofundava na religiosidade. Eu fui percebendo as necessidades das pessoas e a vontade de ajudar. Minha fé foi fortalecida em contato com outras pessoas, ouvindo o que há de bom e ruim em nós”, fala o padre Carlito.

Ano jubilar

A Paróquia João XXIII e São João Batista realiza no próximo sábado (26) a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 50 anos de sua instalação. O evento será marcado pela Santa Missa, às 19h, presidida pelo arcebispo de Teresina Dom Juarez Sousa da Silva.

Diversas atividades alusivas ao jubileu serão realizadas no decorrer do ano, até agosto deste ano, mês de festividades dedicadas a São João Batista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES