Conheça a regra 50-30-20 para organizar orçamento de maneira eficiente

Especialista explica como a divisão do dinheiro pode ajudar a ter uma vida financeira mais tranquila em 2020

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novo ano, novos hábitos! O começo de 2020 desperta em muitas pessoas a vontade de colocar em prática novos hábitos e organizar diferentes áreas da vida, incluindo a financeira. Ter um orçamento planejado vai além de pagar as contas em dia e inclui ter foco e determinação para elencar prioridades e metas. Pensando nisso, Carlos Terceiro, fundador deum aplicativo voltado para gestão de finanças pessoais, explica como aplicar a regra 50-30-20 no orçamento, para começar a ter uma vida financeira mais saudável neste ano.

A regra consiste basicamente em dividir as despesas em três categorias: necessidades, desejos pessoais e poupanças/dívidas.

A primeira categoria - necessidades - deve representar até 50% da renda total, incluindo gastos de sobrevivência, ou seja, aqueles que não podem ser evitados, como aluguel, moradia, utilidades, alimentação e transporte.

Já a segunda - desejos pessoais - deve ser limitada a 30% da renda para os gastos de lazer, viagens e restaurantes. São as despesas que nos fazem momentaneamente mais felizes, mas também são as que podem rapidamente se transformar em dívidas.

Por último, os outros 20% restantes devem ser dedicados a metas financeiras - economias, investimentos ou pagamentos de dívidas. "O quanto gastamos é mais importante do que o quanto ganhamos. Para manter o equilíbrio financeiro é preciso saber lidar com o dinheiro e se programar para alcançar a independência financeira", completa Carlos Terceiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES