Conhecida como Cidade Morena, Campo Grande (MS) celebra 121 anos

Capital sul-mato-grossense oferece diversos atrativos turísticos e culturais para seus visitantes

O Parque das Nações Indígenas é um dos principais atrativos turísticos da cidade | Flávio André/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque das Nações Indígenas é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Crédito: Flávio André/MTur

A quarta-feira (26.08) é dia de celebração para os campo-grandenses. A capital do Mato Grosso do Sul comemora 121 anos, com um grande potencial turístico e cultural. Repleto de áreas verdes e largas avenidas, o município foi reconhecido internacionalmente pela organização não governamental The Arbor Day Foundations como uma das 59 cidades mais arborizadas do mundo. Além disso, a “Cidade Morena”, apelido do local, é terra das modas de viola e da polca paraguaia, originando grandes nomes da música brasileira.

Entre os diversos atrativos turísticos locais, um se destaca não só pelo seu tamanho, mas pela rica história e cultura: o Parque das Nações Indígenas. Lá, o visitante tem a oportunidade de percorrer trilhas exuberantes em meio à vegetação, formada por diversas árvores preservadas, como o Jenipapo, a Mangueira e a Aroeira. A unidade abriga, ainda, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Dom Bosco, este último conhecido como “Museu do Índio”, com um vasto acervo de arqueologia, etnologia e paleontologia. A fauna da região também pode ser verificada durante no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, localizado no parque.

Outra opção é o Horto Florestal, parque que oferece ao turista biblioteca pública, centro de convivência para idosos, orquidário, espelho d’água e um teatro com capacidade para duas mil pessoas, além de espaços destinados à prática de esportes. Para quem deseja apreciar a fauna brasileira, a Praça das Araras é uma excelente alternativa. O atrativo foi criado como forma de alertar a população quanto à a necessidade de preservação da arara-azul, ave que se encontra em extinção e é considerada a maior da família das araras. Não à toa, o local é considerado um dos preferidos de quem mora e visita Campo Grande.

Para quem quiser provar uma das mais deliciosas culinárias do país, Campo Grande proporciona a Feira Central e Turística, a “Feirona”, como é popularmente chamada. O lugar é ponto de encontro dos apreciadores do “Sobá”, prato típico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Composto por macarrão oriental e ingredientes locais, a comida encanta quem a prova. Da cozinha pantaneira vêm outros pratos singulares, a exemplo do caldo de piranha e da moqueca de jacaré, além do filé de pintado com urucum, da costela de dourado, do pacu e do tambaqui. E, para beber, tem o tereré, de origem Guarani, uma versão gelada do chimarrão gaúcho.

HISTÓRIA - Originária das raízes indígenas, Campo Grande foi fundada no século XIX por mineiros que desbravaram os vastos campos nativos do Cerrado brasileiro - um dos motivos para a origem de seu nome. Posteriormente, foi abarcada por diversas nacionalidades, que deixaram um pouco de suas culturas na cidade. Durante o século XX, a região foi marcada por importantes momentos, como a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que trouxe desenvolvimento ao local, e a formação do movimento que lutou pela divisão de Mato Grosso. (Por Victor Maciel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES