Conselheira Federal destaca importância da aprovação do Piso da Enfermagem

A PEC diz que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, até fim do ano em que for sancionada a lei que trata do piso, devem adequar a remuneração dos cargos

Conselheira Federal destaca importância da aprovação do Piso da Enfermagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conselheira do Conselho Federal de Enfermagem e pré-candidata a deputada federal, Tatiana Melo, exaltou a aprovação da PEC 11/22, ocorrida ontem à noite, na Câmara Federal. A proposta abre caminho para sanção de projeto de lei que estabelece valores salariais mínimos para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras.

A PEC diz ainda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, até fim do ano em que for sancionada a lei que trata do piso, devem adequar a remuneração dos cargos - ou dos respectivos planos de carreiras - para atender aos valores estabelecidos para cada categoria profissional.

Conselheira Federal destaca importância da aprovação do Piso da Enfermagem (Foto: Divulgação)O texto, que teve origem no Senado, já havia sido aprovado em primeiro turno na Câmara na terça-feira (12). Para ir à promulgação pelo Congresso, no entanto, precisava passar por uma nova análise dos deputados.

“O pagamento do piso nos garante dignidade. Valoriza uma profissão essencial para a sociedade e que goza de muito respaldo junto à população. O Brasil precisa retribuir o que os enfermeiros fazem pela nação”, argumenta Tatiana.

Segundo Carmem Zanotto, relatora do Projeto na Câmara Federal, a PEC corrige uma distorção histórica, que compromete a valorização da área de enfermagem, verdadeira engrenagem dos serviços de saúde.

O Projeto de Lei segue agora para a sanção presidencial. “Continuamos vigilantes para que essa importante causa da enfermagem seja, de fato, concretizada. Lutaremos até esse piso ser implantado”, finaliza Tatiana Melo.

O piso salarial dos enfermeiros já havia sido aprovado em primeiro turno na Câmara (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES