Conselho da OAB visa melhorias para o atendimento médico da pandemia

Por meio de ADPF, conselho solicita uma votação rápida para projeto de lei que permite celeridade no revalida

| reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB (CFOAB) realiza bimestralmente reunião com o intuito de discutir e avaliar atuação da ordem em assuntos de relevância nacional. Em tempos de pandemia, a última reunião se deu virtualmente e contou com a participação dos membros formados por advogados e juristas de todo o Brasil, além da presença de constitucionalista e ex-ministro do STF.

Entre os temas abordados, foi definida uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), solicitando o Supremo Tribunal Federal obrigar o Congresso Nacional a votar de forma célere projetos de lei referentes ao Revalida, programa de validação de médicos formados no exterior.

A comissão do CFOAB visa o preceito fundamental da vida e saúde, garantidos pela constituição. A necessidade urgente de mais profissionais médicos exige que o programa Revalida atue de forma mais acelerada durante o estado de calamidade pública.

O presidente da OAB-PI subseção de Barras e representante do Piauí na comissão, Dr. Carlos Júnior, reafirma a urgência do ingresso de novos médicos no sistema de saúde. "Um dos temas que foi abordado objetiva diretamente o enfrentamento à pandemia, por meio da ADPF da comissão. Temos muito profissionais médicos que se afastaram do serviço justamente pelo acometimento desse mal, o sistema nacional de saúde necessita de mais profissionais para o combate ao vírus em prol da sociedade", conclui o membro da comissão.

Participaram da reunião o ex-ministro e presidente do STF, Sepúlveda Pertence, ex-presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, jurista e doutrinador Lenio Streck, além do representante do Piauí na comissão, Carlos Júnior, entre outros advogados membros da Ordem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES