Conselho de Psicologia do Piauí repudia decisão sobre 'cura gay'

“Consideramos a decisão um retrocesso“, diz o presidente do CRP-21.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP-21), Eduardo Moita, durante encontro de movimentos organizados da sociedade civil e representantes de instituições  no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), na terça-feira (26), saiu em defesa da resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual.

No início do mês, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal do Distrito Federal, autorizou os psicólogos a oferecerem tratamentos de reorientação sexual. A decisão do magistrado repercutiu nacionalmente, inclusive diversos artistas e personalidades de diferentes setores da sociedade se manifestaram contrários à decisão

A medida do juiz federal vai contra a Resolução 01/99, do CFP, que impede tais métodos, visto que a homossexualidade não é considerada como doença desde 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a promotora de Justiça, Flávia Gomes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação e Cidadania (Caodec), a decisão é um enorme retrocesso na luta pelos direitos humanos da comunidade LGBT.

"Entendemos que a liminar viola o princípio da dignidade da pessoa humana ser o que ela é, além de fomentar práticas de discriminação e preconceito. Por isso, nos solidarizamos à comunidade LGBT nessa luta pela garantia de direitos sociais e individuais, inclusive garantidos pela Constituição Federal, quais sejam o direito à vida, à intimidade e à igualdade”, disse. 

O presidente do CRP repudiou veementemente a decisão e relembrou a importância da luta contra o preconceito já sofrido por essas pessoas. 

“Consideramos a decisão um retrocesso e reafirmamos, como já foi dito pela OMS, que a homossexualidade não pode ser considerada doença, distúrbio, transtorno ou perversão. Defendemos a sustentação de práticas que não estimulem a discriminação e violação dos direitos humanos, que sejam fundamentadas em conhecimento e técnicas da ciência psicológica”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES