Conselho denuncia desvio de função no Centro de Controle de Zoonoses.

O CRMV destacou que “o Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Teresina (PI) vem sofrendo inúmeros ataques

Gerência de Zoonoses de Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Piauí divulgou, nesta semana, uma Nota em que denuncia a suspensão de atividades essenciais no controle de zoonoses em Teresina. 

Na nota, o CRMV destacou que “o Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Teresina (PI) vem sofrendo inúmeros ataques e constantes empecilhos na execução dos programas de responsabilidade do órgão, dificultando o exercício das atividades técnicas, já pactuadas e definidas, inclusive com interferências no serviço dos Agentes de Combate de Endemias, gerando prejuízos para a saúde da população”.

Centro de Zoonoses, localizado no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina | FOTO: Reprodução

Procurado pelo Meionorte.com, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) no Piauí, Anísio Lima Neto, alertou que programas considerados essenciais para o controle de zoonoses têm sido negligenciados em Teresina. 

“Há 30 anos Teresina não tinha caso de raiva canina e nós, ano passado, tivemos um, que não foi informado aos órgãos públicos qual a cepa variante, o que é de fundamental importância. Temos hoje epidemia de dengue e chikungunya surgindo; temos o risco de leptospirose, por causa das chuvas; temos acúmulo de lixo na capital que favorece o desequilíbrio ambiental, consequentemente, torna favorável a proliferação de vetores que transmitem essas arboviroses. Precisamos prevenir [as zoonoses] e é necessário que se tenha uma sintonia entre a Presidência da Fundação Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses”, ponderou.

Na nota, o CRMV também destacou que o Centro de Controle de Zoonoses não deve ser utilizado como clínica popular, com atendimentos veterinários. Desde 2021, o local passou a oferecer consultas, vacinas para cães e gatos, além de realizar recolhimento de animais doentes terminais e vítimas de atropelamento.

Para o presidente do Conselho de Medicina Veterinária, está havendo um “cerceamento” do trabalho do médico veterinário do Centro de Zoonoses.  

“Não é possível o cerceamento de trabalho, nem desvio de função do Centro de Controle de Zoonoses. O bem-estar animal, a proteção animal, o Conselho de Medicina Veterinária defende, mas se a prefeitura quer trabalhar nessa área, que ela crie um ambiente específico para o atendimento dos animais e seus tutores e não o Centro de Zoonoses”, destacou. 

Denúncias enviadas ao CRMV

O presidente do Conselho informou que foi protocolada denúncia ao CRMV quanto às condições de trabalho no CCZ e informou quais as ações do Conselho após ter recebido as reclamações. 

“Entendemos que a nossa missão, nesse primeiro momento é alertar e recomendar a sintonia e uma maior atenção no controle das zoonoses em Teresina, pois somos legítimos defensores da sociedade e nessa missão, precisamos agir de forma equilibrada, serena, sensata, mas com muita responsabilidade e transparência”, completou.

A reportagem do Meionorte.com entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que informou “que todos os serviços da Zoonoses de Teresina estão sendo realizados de acordo com o que é previsto em lei”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES