Conselho Escolar: a participação da comunidade na escola

Conselho Escolar: a participação da comunidade na escola

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rede p?blica estadual de ensino do Piau? possui atualmente 752 conselhos escolares, cujos membros ser?o capacitados no in?cio do pr?ximo ano, de acordo com previs?o da Secretaria da Educa??o e Cultura (Seduc), com o fim de reafirmar a import?ncia das entidades. Criado em 1995, o Conselho Escolar ? uma entidade organizada por representantes que t?m a responsabilidade pela gest?o da escola, em conjunto com a dire??o, gerando uma nova forma de administrar, em que as decis?es s?o integradas e coletivas.

A coordenadora dos Conselhos Escolares, Maria Oneide Castelo Branco, destaca a import?ncia da entidade. ?Fortalece a presen?a da comunidade na escola, como tamb?m da escola na comunidade, criando assim espa?o para as reivindica?es dos alunos, professores e pais nas quest?es educacionais. Possibilita ?s fam?lias e aos educadores trabalharem para a melhoria do atendimento escolar?, esclarece.

A coordenadora diz, ainda, que o conselho decide, opina e acompanha a vida pedag?gica, administrativa e financeira da escola. ?O Conselho Escolar desempenha v?rias fun?es, como: normativas, que orienta e disciplina a vida escolar por meio de normas; consultivas, em que aconselha e emite opini?es sobre determinado assunto ou problema relacionado ? escola; deliberativas, onde d? pareceres sobre determinados assuntos; e fiscalizadora, que trata do acompanhamento das atividades realizadas pela comunidade escolar?, relata Oneide Castelo Branco.

Para a Seduc, a eleva??o do padr?o de qualidade da educa??o depende da participa??o dos gestores, professores, pais, alunos e membros da comunidade nas atividades escolares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES