Conselho Municipal de Assistência Social convoca instituições para eleições

O prazo para apresentação de pedido de habilitação teve início na última quinta-feira, (10), e seguirá até 1º de dezembro deste ano

Conselho Municipal de Assistência Social convoca instituições para eleições | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Municipal de Assistência Social de Teresina convoca a participar do processo eleitoral para mandato 2023-2025 representantes da sociedade civil do segmento de entidades e organizações socioassistenciais; usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e trabalhadores do sistema único de assistência social. O prazo para apresentação de pedido de habilitação teve início na última quinta-feira, (10), e seguirá até 1º de dezembro deste ano.

Para participarem do processo eleitoral as entidades e organizações de assistência social devem executar serviços, programas e projetos socioassistencial, assessoramento ou defesa e garantia de direitos; podem participar também organizações que representem os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e usuários dos serviços; ou os próprios usuários, conforme orientações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

De acordo com Maria Valdeníria Silva, presidente do CMAS, a sociedade civil será representada no CMAS por sete vagas, que precisam seguir os trâmites legais no ato da inscrição.

Conselho Municipal de Assistência Social convoca instituições para eleições - Foto: Ascom

“As entidades e organizações socioassistenciais que pretendem participar do processo eleitoral devem estar com inscrição em dias no CMAS e a prestação de contas 2021/2022 devidamente regularizada, caso contrário, estarão impedidas de participar, exceto se estiverem com processo de regularização protocolado até a publicação do edital. Além disto, a manutenção da candidatura fica condicionada à aprovação do processo de inscrição da entidade até 01 de dezembro deste ano, data do prazo final para inscrição”, ressalta.

Maria Valdeníria Silva explica que o processo eleitoral é a forma democrática de eleger os membros que vão compor o mandato da gestão 2023-2025.

“O Conselho Municipal de Assistência Social tem uma grande importância no sentido de fiscalizar, cobrar e orientar os serviços de assistência social oferecidos à população que necessita deles. Tais ações do CMAS ajudam a fortalecer e melhorar os serviços para todos os grupos sociais vulneráveis, seja criança, jovens, idosos, pessoas com deficiência. Seja no tocante às normas de desenvolvimento dos serviços, seja no campo estrutural e no administrativo”, pontuou.

Ao total, serão ofertadas sete vagas, sendo 02 (duas) para representantes de usuários (as) ou de organizações de usuários ou pelo próprio usuário da política de Assistência Social; 03 (três) vagas para os representantes das entidades e organizações socioassistenciais e 02 (duas) vagas para representantes dos trabalhadores do SUAS.

INSCRIÇÕES

O Conselho Municipal de Assistência Social está realizando as inscrições aos interessados em participarem do processo seletivo da gestão 2023-2025 no prédio do CENAJUS – Casa da Cidadania, localizado na Rua Coelho Rodrigues, no Centro, de segunda-feira à sexta, de 8h às 13h. A documentação exigida para realizar a inscrição está no site da Semcaspi, clicando AQUI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES