Construção pode desapropriar família na zona Leste de Teresina

Uma família inteira que construiu os próprios sonhos e histórias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família Benício, que mora há 25 anos no terreno onde será construído o Ginásio Sarah Menezes, localizado na Rua Leonardo Castelo Branco, Bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, teme a desapropriação de suas casas, que devem dar lugar ao estacionamento de caminhões, demais veículos e bicicletário do espaço esportivo.

Moram ali quatro gerações: pais, filhos, netos e bisnetos. Uma família inteira que construiu os próprios sonhos e histórias naquele pedacinho de terreno, que em breve dará lugar ao estádio que leva o nome da campeã olímpica de judô.

O mais prejudicado é Silvano Benício, que é deficiente físico, e teve a sua casa fechada pelo tapume de alumínio que cerca a obra do ginásio. “Agora é a maior dificuldade do mundo. Para sair de casa é uma luta, porque uso muletas. O pessoal que quer tirar a gente daqui e está fazendo isso devia ver nossa situação”, reclama. “Nós temos crianças pequenas, é muito difícil ficar aqui do jeito que está. É um absurdo o que estão fazendo”, completa a esposa Alice Reis.

Mas o mais revoltado de toda a família é o patriarca, Manoel Benício, de 77 anos. Apesar da idade avançada, o senhor vive sobressaltado e nervoso com a iminência de ser despejado. “Daqui ninguém tira a gente”, brada. “Esse prefeito só quer o benefício dos seus, a gente que é humilde não tem vez. Querem tirar a gente porque a gente é pobre”, reclama o senhor.

“Eles querem levar a gente para o Vale do Gavião, para a Santa Maria da Codipi, para a um monte de lugar. A gente já foi lá ‘bisoiar’ [sic] onde é, nem água e luz tem, não tem como pegar um ônibus. E minhas galinhas? Onde vou criar?”, lamenta Maria Benício.

Demilson Benício, filho de Maria e Manoel, é um dos operários da obra do Ginásio Sarah Menezes. Quando questionado sobre a difícil situação de estar no meio dos dois lados, o rapaz é enfático. “Preciso trabalhar. Mas também não acho justo tirar minha família daqui. A prefeitura tem que fazer alguma coisa”, explica o rapaz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES